quinta-feira, 31 de março de 2011

E agora...com que câmera eu vou?


Qual câmera eu devo comprar?
Normalmente esta é a 1ª pergunta que me fazem quando ficam sabendo que trabalho com Fotografia e preciso esclarecer que, não é porque alguém é fotografo profissional ou trabalha em um laboratório ou em uma produtora, que ele vai saber tudo sobre equipamentos fotográficos.
Esclarecido isto podemos abordar o tema definindo melhor a pergunta:

- Você quer saber qual marca de câmera deve comprar (Canon, Nikon, Sony, etc)?
- Ou então qual o modelo de câmera dentre as marcas disponíveis?
-Ou qual o tipo de câmera (Reflex, compacta, semi-profissional)?
 Bom, sobre marcas eu não costumo opinar pois cada uma tem sua particularidade, seus pontos positivos e suas limitações, mas apenas insisto para que opte pelas marcas mais tradicionais e com mais oferta no mercado, pois isto é uma garantia maior de qualidade e de facilidade em manutenção e peças.
Quanto aos modelos, vão depender daquilo que você procura em uma câmera, ou seja, você faz questão que tenha tela sensível ao toque?  Zoom ótico de quantas vezes(esqueça do zoom digital, é fria!)? E por ai você pode ver qual modelo no mercado  possui tais configurações.
Agora se a questão é o tipo de câmera, podemos então falar algo mais.
Neste caso você precisa definir qual a finalidade proposta ao adquirir uma câmera fotográfica, que papel este equipamento vai desempenhar em seu dia-a-dia. Por exemplo, você pretende ter uma câmera apenas para situações “raras” de uso , (tipo sua sogra vem te visitar e você não pode deixar de registrar este momento) então uma boa pedida são as compactas que possuem bons recursos automáticos, bastando apenas saber onde as ligar, apontar e disparar.
Se você já foi infectado pelo vírus da fotografia e gosta de fotografar de tudo e a todos, consegue tirar 254.365.987 fotos em uma viagem de 02 dias para Moçoroca, no meio do sertão, ou não resiste a tentação de fotografar aquele delicioso prato preparado no almoço de domingo, então deve considerar uma semi-profissional ou uma Reflex (aquelas câmeras em que você troca as lentes).
A diferença entre ambas não esta apenas no preço, mas sim no fato de que as semi-profissionais não deixam de ser compactas com mais recursos e possibilidades de conectar acessórios externos (flashes, conversor de grande-angular,etc). Já as reflex possuem também diferentes patamares de recursos e preços, resultado de variados aspectos incorporados (FullFrame ou APS, etc) e ainda as lentes intercambiáveis, tudo isto resultando em um investimento considerável.
Portanto posso dizer que você deve considerar tais aspectos e acima de tudo avaliar as suas condições financeiras, para ai se definir por qual câmera comprar, lembrando que não é o equipamento mais avançado ou de uso profissional que garantira a você boas fotos (é claro que isso ajuda muito), mas sim a sua Atenção e Dedicação a esta arte fascinante.

2 comentários:

  1. Olá, eu sou um grande fã seu e também apaixonado por fotografia (mais por aves). E estava relendo todos seus posts.
    Só complementando esse post, para quem sabe inglês, super recomendo esse site para descobrir que tipo de câmera utilizar.
    http://snapsort.com/recommend

    ResponderExcluir
  2. Olá Vitor,
    Obrigado por sua atenção e por compartilhar conosco esta informação importante.
    Abraço.

    ResponderExcluir