segunda-feira, 4 de abril de 2011

Filtros...vale a pena usar!!!

Filtros são acessórios ópticos usados em fotografia, para finalidades de correção ou de efeito nas imagens capturadas. Podem ser feitos de vidro, acrílico ou gelatina.
Podem ser “rosqueados” diretamente a frente da objetiva ou acoplados através de suportes específicos (sistema Cokin).
Com o advento da Fotografia Digital e o desenvolvimento dos softwares de edição, como o Photoshop entre outros, tais filtros acabaram sendo incorporados a estes sistemas e terminaram por cair em desuso por parte da maioria dos fotógrafos, sendo cada vez menos conhecidos, principalmente em suas reais finalidades.
É claro que você pode simular o efeito da maioria dos filtros no PS, mas o resultado nunca será o mesmo que a imagem capturada dentro dos padrões fornecidos pelo filtro, pois o que vale mesmo é a qualidade da imagem Original.
Algumas pessoas até usam filtros, como o UV que filtra raios Ultra-Violeta ( mas que produz um efeito muito pouco visível as fotos), apenas para proteção da Lente.


Recentemente fiz uma viagem ao Egito, Israel e Itália, durante o inverno nestes países, e já sabia de antemão que encontraria situações bem adversas de Luz em cada um destes locais, variando de paisagens desérticas com areias refletindo o Sol até locais cobertos de neve, branca, alva e matando qualquer fotômetro.
Resolvi então acrescentar a minha bagagem um Filtro Polarizador, este filtro elimina reflexos e brilhos de superfícies não metálicas e aumenta o contraste entre nuvens e céu.
Os resultados foram surpreendentes! Em alguns casos o resultado mostrou aspectos e detalhes que não conseguimos visualizar a olho nu.

O contraste en tre o céu azul e as pedras fica bem intenso



Céu e nuvens bem definidos, além do contraste com a areia (que teve sua cor bem acentuada)

Os tons azulados na superficie da estátua não eram perfeitamente visiveis a olho nú.

 
Fiz também alguns testes em fotos convertidas para Preto e Branco e nestes casos fiz também algumas simulações com uso de filtros coloridos no Photoshop ( os filtros coloridos quando usados em PB  barram a sua cor,clareando as áreas da mesma cor e acentuam as cores complementares, escurecendo-as) , com resultados igualmente fantásticos.

Imagem feita com o uso de Filtro Polarizador, convertida em PB e com simulação de filtros coloridos no Photoshop

A fotografia tem uma caráter naturalmente imediatista, mas nem por isso devemos ser banais  transformando-a  em algo corriqueiro. Sinta o momento, conecte-se ao local, vibre com os personagens daquela cena e utilize de todos os recursos disponíveis para relatar tudo isto em uma Fotografia, inclusive os Filtros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário