sábado, 26 de março de 2011

RAW ou JPEG? Eis a questão.

Muita gente me pergunta sobre qual destes formatos é melhor para se fotografar, e o que eu respondo é: EU só fotografo em RAW!
Mas qual a diferença entre eles? Para responder sem ficar entrando em definições tecnicas e extensas, vamos primeiro definir o que significa RAW,e nada mais é que a palavra em inglês para "Cru".
Na verdade é isto mesmo, a imagem capturada não sofre nenhum ajuste pré-definido (vem "cru" literalmente),ficando para o fotografo criar tais parâmetros posteriormente,já no formato JPEG a imagem segue padrões definidos pelo programa interno do equipamento ou pelas configurações pessoais acrescidas pelo usuário.
Além disto vale dizer que no formato JPEG ocorre uma compressão nos dados que compõem a imagem (mesmo no modo HighQuality), ou seja sempre se perdem informações,fato este que não ocorre no formato RAW.
Mas você já deve estar pensando:"Certo...o negócioé fotografar em RAW!"
Falta dizer que cada fabricante de camera tem o seu formato e estes não conseguem ser lidos pela maioria dos computadores, sem que você instale um software normalmente fornecido pela fabrica, ou utilize o Photoshop, que incorporou as suas ultimas versões um Plugin chamado Adobe Camera RAW, ou simplesmente ACR.
Particularmente acho a opção do ACR muito interessante, pois a cada versão do programa novas ferramentas tem sido acrescidas, incorporando filtros de efeitos, graduados e para redução de ruidos, que fazem verdadeiras maravilhas, muitas vezes salvando aquela foto unica que você achou estar perdida.
Se você não vai ter tempo para descarregar suas imagens, fazer os ajustes no ACR e salva-las em TIFF ou JPEG, então a opção de fotografar em Jpeg continua sendo a melhor para você , mas quando tiver a oportunidade faça algumas imagens em RAW, brinque com as opções de processamento e compare os resultados, você pode se surpreender!
Em outro post falaremos um pouco sobre fluxo de trabalho e também sobre as opções que encontramos no ACR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário