quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PASSARINHADA EM IRACEMÁPOLIS COM O PESSOAL DO GRIFOO


Em pé: Luciano, Claudia, Vilela, Danilo, Eu mesmo e Nelson
Abaixados: Daniel, Peterson e Dú Nyari
 Conseguir reunir pessoas que tem diferentes interesses em uma mesma atividade e ver todos felizes e se divertindo parece algo muito dificil, mas neste último dia 22/01 pudemos comprovar que isto pode sim acontecer!
Em um grupo de 9 pessoas haviam aqueles que estavam ali pela fotografia de aves apenas, outros pela observação pura e simples e até alguém que queria só fotografar as pessoas e os locais.
Assim foi a nossa passarinhada em Iracemápolis que começou bem cedo as margens da represa da cidade, guiados até o local pelos nossos amigos Dú Nyari e Daniel.
Com toda a chuva que tem caído o acesso até o local foi um pouco escorregadio mas as surpresas logo apareceram. Pudemos observar e ouvir dezenas de especies na pequena trilha que circunda a represa,mas foi em suas águas que pudemos com nossas lentes registrar um grande espetáculo.


Gavião-Caramujeiro

Um par de Gaviões-Caramujeiros se revezavam em vôos rasantes sempre apanhando caramujos nas aguas limpidas,divididas por Frangos-d´agua, Mergulhão-Caçador, Carão,Garibaldi, Freirinhas e outras muitas espécies.

Que apetite!!!   (foto: Nelson Carvalho)
Neste momento era facil ver que cada um se dedicava aquilo que mais lhe dava prazer, pois enquanto alguns ficavam ansiosamente esperando pelo próximo mergulho dos gaviões, outros se ocupavam em observar e registrar o maior numero de especies possiveis e o nosso amigo Nelson nos presenteava com imagens belissimas como estas:





Fotos: Nelson Carvalho
Além destes registros muito bem elaborados dos integrantes desta aventura





Fotos: Nelson Carvalho
Após esgotarmos as possibilidades neste local (pelo menos nesta ocasião) optamos por seguir nosso amigo Luciano Monferrari até um local, distante 13 km dali e já no município de Piracicaba. Neste local encontram-se tanques de vinhoto que saem de uma Usina local.
O cheiro (ou deveria dizer fedor) era muuuiiiitooooo forte mas ficamos muito surpresos com a quantidade de aves de especies diferentes que ali nadavam, se alimentavam e até nidificavam!
Pernilongos,Maçaricos, Irêres, Asa-Branca e outras especies menores ali estavam em verdadeiros bandos.Impossivel nesta hora não se perguntar como conseguiam viver em local tão hostil (pelo menos para nosso olfato).

Família de Irêres - veja o esforço para nadarem!
Freirinha - macho
Após esgotarmos o folego e as nossas narinas, seguimos para uma pequena mata que existe ao lado destes tanques e lá pudemos registrar outras especies, além de sermos novamente registrados pela lente sempre atenta de nosso amigo Nelson.

Fotos: Nelson Carvalho
Para fechar o dia paramos todos cansados, fedidos e com muita fome em um pequeno boteco da vila próxima ao local, para nos deliciarmos com a unica opção de comida disponivel: um porco a "passarinho"!!!
Este foi a batismo do GRIFOO em campo e pelos resultados conseguidos, aliados a satisfação estampada no semblante de todos que ali estavam, essa foi apenas a primeira de muitas outras que virão.
Termino agora com uma pequena brincadeira feita com as fotos feitas pelo amigo Luciano.

8 comentários:

  1. Muito bom Pompeo...rsss
    Foi realmente um dia muito especial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com Certeza Luciano, valeu pelas fotos do grupo.A montagem esta bombando no Facebook!!!

      Excluir
  2. E eu, perdi!

    MAs fico feliz que os amigos aproveitaram bastante o passeio. É isso aÊ!
    [ ]s

    ResponderExcluir
  3. Na proxima com certeza vc não vai perder.Abs

    ResponderExcluir
  4. Valeu Pompeo! mto legal! kkkk

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Achei muito bonitinha a brincadeira do Olha o passarinho...rsrsrs
    Que seja a primeira de muitas!!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir