sexta-feira, 18 de março de 2011

Whale Watching (Observação de Baleias) em Santa Catarina.


As baleias da espécie Franca podem ser vistas desde o litoral sul de Laguna até Florianópolis, mas é em Imbituba e Garopaba que se registram o maior numero delas.
Estivemos lá entre os dias 29/set e 03/out/2010 e pudemos conferir isto.
Com os preços das passagens aéreas, ficou inviável fazer um passeio destes de carro. Saímos de Campinas até Floripa pela Azul e gastamos menos de R$800,00 em 04 pessoas (ida e Volta).
Em Floripa alugamos um carro e ai vale a pena pesquisar, pois encontramos tarifas com até 50% de diferença.
Em Imbituba nos hospedamos na Pousada Morada dos Sisais um local bem legal, com bom preço e conforto.
Só pode ir preparado para as “ruas” do local...na verdade são ruelas que vão serpenteando entre as casas e que de repente se tornam ladeiras, onde apenas um carro passa de cada vez ( e eu com um GOL 1000!!!).
Nesta época do ano a cidade estava bem vazia e as opções de restaurantes minguaram, acabamos almoçando em um Self-Service simples, mas com um pessoal bem hospitaleiro.
Para ver as baleias você deve contratar o passeio em uma operadora local. Em Garopaba existem 02 que pudemos conhecer.
O Grupo Vida Sol e Mar e a Base Cangulo. A primeira conta com uma estrutura super profissional, com biólogos marinhos acompanhando o grupo e palestra educativa sobre as baleias, já o segundo, foi indicado pelos moradores do local, são bem informais e muito competentes em achar as baleias.  
Menos famosas que as baleias da espécie Jubarte (vistas em Caravelas/BA) as Franca são hoje a 2ª espécie mais ameaçada de extinção. Talvez porque ficar perto de um gigante destes não traga nenhum tipo de temor, mas sim uma vontade louca de as tocar e até mesmo de pular na água junto a estes lindos animais.
Como tudo isto é PROIBIDO, o que você pode fazer é... Fotografá-las!

E é ai que a coisa se complica! E por quê?
Primeiro que o barco fica com o motor desligado e ao sabor das ondas, então tente enquadrar e focar algo nestas condições, além do fato de que as baleias não ficam fazendo pose e são incrivelmente rápidas.
Uma boa dica é trabalhar com câmeras com uma grande resolução (acima de 10MP) e não puxar muito o Zoom, assim você pode enquadrar uma área maior e depois editar a foto, dando um corte mais preciso e até aproximando mais o objeto, sem muita perca na qualidade.
Foto Original- sem retoques e da forma que deu...

Foto com recorte e alguns ajustes no PS
 
Se você é como eu que enjoa em brinquedo de playground, pode tomar um Dramin (veja se pode tomar 2...), pois chegou uma hora em que de tanto sacolejar e ficar virando de um lado pro outro do barco, acabei ficando mareado.
Ai o jeito foi fazer a viagem de volta deitado de barriga pra cima, no colo da minha esposa(maravilha!!!)


Garopaba tem muitas praias, todas muito bonitas ... e de tombo. Portanto a menos que você seja surfista, não vai conseguir entrar na água, principalmente com crianças. Pode ser que no verão isto mude (correntes oceânicas, El Nino, sei lá...), mas enquanto estivemos por lá, foi o que encontramos.
Depois de 02 dias de muito vento ( o tal de Vento Sul), o clima mudou para chuva e resolvemos seguir para Florianópolis, em busca de mais opções de praias e alguma atividade para meus filhos (adolescente é Photha).
No próximo post falo sobre a etapa de Floripa.

2 comentários:

  1. Que Lindas estas fotos Sivonei! Adorei!
    E a ideia do blog com estes temas (viajarcomerefotografar) é realmente mto legal! Está lindo! Parabéns!
    Flávia Lobo (amiga da PV q vc não conhece, rs).

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavia, Obrigado pelas palavras e se vc é Amiga e é da PV, com certeza logo nos conheceremos.

    ResponderExcluir