Analisando as estatísticas fornecidas sobre este blog, verifiquei a lista das postagens mais acessadas (ou populares) até esta data.
O resultado não foi inesperado, afinal estas publicações são um reflexo daquilo que eu mesmo experimentei quando pesquisei na Web sobre estes locais e estes assuntos, ou seja...Quase nenhuma informação!
A lista reflete bem a proposta deste blog, que é tratar de assuntos ligados a Viagens, Comida e Fotografia.
Na ordem decrescente de acessos estão:
Mas o que me motivou a escrever este post não foi o resultado desta pesquisa mas sim o que me faz ainda continuar a escrever estas postagens?!
Afinal, não ganho (e nunca ganhei) nada com isto, com as indicações de locais, restaurantes, barraquinha de feira livre, ou ainda de equipamentos fotográficos e softwares de edição de imagem...Então porque?
Aproveitei a dúvida e fui pesquisar sobre outros blogueiros (detesto este rótulo) com interesses similares e encontrei uma verdadeira legião de "idealistas" obstinados.
Alguns, é claro, eu já conhecia. Pessoas como os meus amigos "Os Caminhantes", uma família que tem o maior prazer em COMPARTILHAR com todos as suas experiências, perrengues, dicas e tudo que possa facilitar a vida de qualquer pessoa que se interesse em ler os seus posts.
Descobri outros também, como o Gabriel P. Brito que mantem um site muito legal sobre viagens a locais que você certamente NUNCA pensou em visitar.
Seguem alguns destes links:
OS CAMINHANTES
GABRIEL QUER VIAJAR
Isto apenas para citar os que mais visito, mas costumo seguir as publicações de dezenas de sites, sobre Fotografia, Natureza,Dicas Gastronômicas e Viagens, sempre deixando algum comentário ou um singelo "Curtir", quando se trata de pagina do Facebook. Um fator em comum que pude observar na maioria dos casos é que ninguém ganha nada com isto, pelo menos em termos de retorno financeiro.
É lógico que existem Blogs com centenas de milhares de seguidores e que faturam centenas de milhares de din-din com as publicações que fazem, na maioria com textos que vendem produtos ou profissionais que pagaram muuuiitoooo para ter seu nome vinculado a estas publicações. Os textos são de uma pobreza impar e não acrescentam nada a quem esta lendo, então novamente...PORQUE AS PESSOAS SEGUEM ISTO?
Não vou entrar no mérito deste assunto, mas citando o grande fotógrafo Oliviero Toscani: " A publicidade acabou com a arte, hoje tudo é para ser Vendido e não mais para ser Belo..."
Mas vamos logo ao motivo inicial desta postagem...Porque ainda continuo a escrever para este blog?
Porque assim como muitos outros, EU GOSTO MUITO DISTO! Me encanta poder Compartilhar com todos desta minha visão (ainda que relativa) do Mundo.A possibilidade de ser Útil me impulsiona a continuar, afinal eu posso ajudar alguém que eu nem conheço, em qualquer local do planeta, a conseguir melhores fotos em suas viagens, a experimentar sabores e pratos que ficarão marcados ou a escolher um local descente para se hospedar, mesmo que estas pessoas não venham nunca a me conhecer pessoalmente.
Algumas das postagens que citei recebem centenas de acessos semanalmente, mas infelizmente quase ninguém as comenta ou mesmo se inscreve para seguir o blog. Isto já seria algo muito bom, afinal demonstraria ainda haver vida inteligente na web e serviria como motivação para mim e para aquelas pessoas que citei (os Idealistas obstinados) a continuarem com este trabalho tão útil, mesmo para aquele meu leitor solitário, lá da Moldávia e que semanalmente faz uma visita ao meu blog,.Um abraço para quem ler estas palavras.
Olá amigo!!
ResponderExcluirFiquei realmente tocada (para variar...) com as suas palavras.
Também tenho esse sentimento, às vezes penso se vale a pena continuar, pois dá trabalho (e muito trabalho!!!) mas como você diz, no final continuamos porque achamos que vale a pena...
Mesmo que não tenhamos os milhares de acessos que muitos blogs têm,ainda que muito mal escritos e puramente comerciais, mesmo que não sejamos amplamente conhecidos,o simples e aqui coloco que não é assim tão simples, o prazer que vem de conhecer famílias parecidas com as nossas, com os mesmos valores e a mesma visão de mundo, a mesma disponibilidade da boa vontade em ajudar os outros compartilhando informações fazem todo este trabalho valer a pena!!!!
Costumo dizer que esta pequena "irmandade" que formamos nestes anos de amizade virtual, e que depois se materializa e explode em felicidade quando finalmente nos conhecemos pessoalmente, faz nos sentir mais humanos e mais reais.
Um grande abraço e muito obrigada pela menção!
Marcia
Sou eu quem deve agradecer, minha Amiga! Pois você esta coberta de razão quando diz que conhecer pessoas com os mesmos valores que os nossos, nos faz sentir-se mais humanos.
ResponderExcluirMas pensando melhor...Sentir isto não é humano,é Divino!
Obrigado pela Amizade em torno de um mesmo Ideal.
Abraço.
Pompeo