Pier em Guaraqueçaba / PR |
Iniciei meus testes usando alguns arquivos antigos, armazenados em formato RAW e com algumas ferramentas encontradas no Photoshop, porém os resultados ficavam muito fraquinhos, sem aquela dose de dramaticidade esperada.
Após algumas pesquisas na Web e em alguns livros sobre o PS, descobri que no plug-in Adobe Câmera RAW, existia uma área específica, destinada a conversões para P&B.
Novos testes e a cada nova imagem trabalhada a curiosidade aumentava mais, afinal os resultados eram surpreendentes! Depois vieram os testes com HDR e novas surpresas...
P&B na Adobe Câmera RAW e efeito HDR no PS. |
Antes de mais nada devo dizer que o Lightroom deve executar estas funções, mas eu NÃO trabalho ainda com este software e todas as minhas experiências foram feitas no Adobe Câmera RAW, o plug-in que acompanha as versões mais modernas do Photoshop, ok?
Outra coisa importante é que sempre fotografo em RAW e depois de trabalhada a imagem original, converto em algum formato como o TIFF ou JPEG, mas ainda mantenho o arquivo RAW, salvo e com as alterações executadas.
Mas vamos lá...ao abrir o arquivo em formato RAW você será automaticamente direcionado para o ACRaw em sua tela inicial.
Tela inicial do ACRaw (Adobe Câmera RAW) |
Na aba de Ferramentas, logo abaixo do gráfico, existe um ícone chamado HSL/Grayscale, clique sobre ele.
Em seguida habilite a opção "Convert to Grayscale". A imagem deve ficar P&B neste instante.
Logo abaixo existem diversos comandos deslizantes, cada um representando e alterando individualmente uma cor específica.
Ao deslizarmos estes cursores para os dois extremos da escala, podemos clarear ou escurecer cada uma destas cores, caso a imagem original colorida as contenham, mas isto fica evidente agora na imagem em preto e branco. Complicado? Que nada! Veja este exemplo da imagem acima, vamos alterar apenas o cursor "BLUE", variando o mesmo para os extremos da escala.
Aqui o "BLUE" foi levado a -100%, escurecendo as partes que continham esta cor |
Aqui o cursor foi levado a +100%, clareando as partes que continham esta cor. Veja a diferença nas paredes de tijolos, que originalmente eram iluminadas pela fria luz da manhã. |
Viu só, nada complicado e já dá para começar a fazer muita coisa!
Vejamos agora outro exemplo, mas com uma cor bem definida...
Abra a imagem no ACRaw e siga as etapas anteriores.
Nesta imagem selecionada o Céu esta inteiramente azul.
Cursor "BLUE" em +100%, vejam o Céu como ficou. |
Agora com -100%. Parece uma cena noturna. |
Outro exemplo, agora com um contraste maior e uma cor predominante diferente.
Um por do Sol em P&B? |
Aqui o canal "RED" em +100% |
E com -100%...diferente né? |
Agora estou testando isto em imagens captadas com o uso de FILTROS (embora você possa inseri-los posteriormente no ACRaw), com o intuito de carregar determinadas cores no registro original, para poder depois trabalhar com as mesmas de forma mais intensa. Os resultados são animadores!
Também existe a possibilidade de se aplicar o efeito HDR Toning, existente no Menu -Image - Ajustments - HDR Toning - dentro do Photoshop. Alguns resultados são igualmente interessantes.
É isso pessoal, espero que seja útil e que consigam criar imagens interessantes!