terça-feira, 3 de dezembro de 2013

FOTOS EM P&B COM O CÂMERA RAW - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Pier em Guaraqueçaba / PR
Depois de ter visto e admirado a obra do grande Sebastião Salgado em seu livro "Gênesis", fiquei com aquela inveja boa e comecei a fazer algumas incursões no terreno do Preto e Branco, ou apenas P&B, ou ainda B&P , para citar a forma como este gênio da Fotografia costuma se referir a esta categoria de fotos.
Iniciei meus testes usando alguns arquivos antigos, armazenados em formato RAW e com algumas ferramentas encontradas no Photoshop, porém os resultados ficavam muito fraquinhos, sem aquela dose de dramaticidade esperada.
Após algumas pesquisas na Web e em alguns livros sobre o PS, descobri que no plug-in Adobe Câmera RAW, existia uma área específica, destinada a conversões para P&B.
Novos testes e a cada nova imagem trabalhada a curiosidade aumentava mais, afinal os resultados eram surpreendentes! Depois vieram os testes com HDR e novas surpresas...

P&B na Adobe Câmera RAW e efeito HDR no PS.
Ainda estou fazendo novas experiências e descobrindo novas técnicas e ajustes, mas acho que posso compartilhar aqui alguns dos conceitos que já pude comprovar.
Antes de mais nada devo dizer que o Lightroom deve executar estas funções, mas eu NÃO trabalho ainda com este software e todas as minhas experiências foram feitas no Adobe Câmera RAW, o plug-in que acompanha as versões mais modernas do Photoshop, ok?
Outra coisa importante é que sempre fotografo em RAW e depois de trabalhada a imagem original, converto em algum formato como o TIFF ou JPEG, mas ainda mantenho o arquivo RAW, salvo e com as alterações executadas.
Mas vamos lá...ao abrir o arquivo em formato RAW você será automaticamente direcionado para o ACRaw em sua tela inicial.

Tela inicial do ACRaw (Adobe Câmera RAW)

Nesta fase é possível que se façam diversos ajustes na imagem, tais como Exposição, Brilho, Contraste, Saturação, etc, mas não vou abordar estas ferramentas agora, seriam necessários vários posts para tratarmos deste assunto. Vamos nos concentrar na Conversão para P&B e considerar que você já tenha feito os ajustes necessários em sua imagem.


Na aba de Ferramentas, logo abaixo do gráfico, existe um ícone chamado HSL/Grayscale, clique sobre ele.


Em seguida habilite a opção "Convert to Grayscale". A imagem deve ficar P&B neste instante.
Logo abaixo existem diversos comandos deslizantes, cada um representando e alterando individualmente uma cor específica.
Ao deslizarmos estes cursores para os dois extremos da escala, podemos clarear ou escurecer cada uma destas cores, caso a imagem original colorida as contenham, mas isto fica evidente agora na imagem em preto e branco. Complicado? Que nada! Veja este exemplo da imagem acima, vamos alterar apenas o cursor "BLUE", variando o mesmo para os extremos da escala.

Aqui o "BLUE" foi levado a -100%, escurecendo as partes que continham esta cor 
Aqui o cursor foi levado a +100%, clareando as partes que continham esta cor. Veja a diferença nas paredes de tijolos, que originalmente eram iluminadas pela fria luz da manhã.

Viu só, nada complicado e já dá para começar a fazer muita coisa!
Vejamos agora outro exemplo, mas com uma cor bem definida...


Abra a imagem no ACRaw e siga as etapas anteriores.
Nesta imagem selecionada o Céu esta inteiramente azul.

Cursor "BLUE" em +100%, vejam o Céu como ficou.

Agora com -100%. Parece uma cena noturna.
Bom...com esta informação você agora pode começar a criar imagens verdadeiramente surreais, afinal podemos alterar livremente quaisquer das cores contidas em uma imagem.
Outro exemplo, agora com um contraste maior e uma cor predominante diferente.

Um por do Sol em P&B?
Aqui o canal "RED" em +100%

E com -100%...diferente né?
Em cima destas considerações tenho feito as minhas experiências e conseguido resultados interessantes.
Agora estou testando isto em imagens captadas com o uso de FILTROS (embora você possa inseri-los posteriormente no ACRaw), com o intuito de carregar determinadas cores no registro original, para poder depois trabalhar com as mesmas de forma mais intensa. Os resultados são animadores!
Também existe a possibilidade de se aplicar o efeito HDR Toning, existente no Menu -Image - Ajustments - HDR Toning - dentro do Photoshop. Alguns resultados são igualmente interessantes.
É isso pessoal, espero que seja útil e que consigam criar imagens interessantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário