Reserva Guainumbi - Foto: Luciano Guedes |
Sala de Aula - Guainumbi - Foto: Luciano Guedes |
O jeito foi dormir cedo e no sábado bem cedo nosso guia mateiro Josiel já nos esperava super animado, enquanto saboreávamos nosso delicioso café-da-manhã (aqueles pães-de-queijo assados na hora...).
O tempo havia mudado e um Sol intenso nos aguardava.Faríamos a trilha dos Tangarás, a mais longa no local.
O guia Josiel, eu e Elvio.Alguns ajustes no equipo. antes da trilha Foto: Luciano Guedes |
Fotos: Sivonei Pompeo |
Fotografar a Natureza é algo cheio de surpresas, afinal as condições de Luz mudam a cada instante e a cada metro do caminho, portanto um conhecimento apurado de todos aqueles fatores citados anteriormente fazem toda a diferença e neste ponto ter um profissional da área acompanhando o grupo, livre da necessidade de fotografar (nestes momentos procuro estar a disposição integral dos participantes) e visualizando previamente as dificuldades e opções a serem testadas garantem um resultado positivo e um aprendizado consistente.
Fotos: Luciano Guedes |
Terminamos a trilha cansados e famintos,mas totalmente satisfeitos com os resultados.Faltou fotografar o Inhambú, e por recomendação do guia Josiel, iriamos tentar novamente no domingo, bem cedo (6:30hs...tá bom???).O restante do dia passamos fotografando nos comedouros,fazendo testes e experimentos com flash e velocidade alta de obturador, tendo como modelos nossos queridos Beija-Flores.
Foto do Luciano Guedes, com sua nova lente 100mm-Macro-f:2,8 |
Elvio dando um show nas fotos de Beija-Flores Foto: Luciano Guedes |
De volta a pousada aproveitamos para descarregar as imagens feitas e uma pequena aula, com noções basicas de Photoshop e fotografia em RAW acabou acontecendo ali.Pelas dificuldades mostradas pelos participantes definimos que este deverá ser o tema para o proximo Workshop...aguardem!
No Domingo saímos bem cedo (menos o Luciano que preferiu ficar dormindo um pouco mais...) e fomos até a casa da mata, esperar o Inhambú, que não demorou muito para aparecer.
Inhambú-Guaçu - foto: Sivonei Pompeo |
De volta a pousada, após o café da manhã decidimos deixar a manhã livre para cada um se dedicar ao que mais lhe interessa-se e pudemos realizar alguns testes em filmagem com DSLR, uso de Slider para filmagem e até umas fotos subaquáticas com a GO Pro novinha do Luciano Guedes.
Slider feito em casa. DNA de Prof. Pardal! |
Espero ter fechado a caixa-estanque corretamente... |
Mais um super-macro com a 100mm - f:2,8 Fotos:Luciano Guedes |
Mas como havia prometido no início,devo fazer uma breve consideração sobre a importância do Conhecimento.E me parece que nos dias atuais a sociedade não mais valoriza tal aspecto, pois (tomando como base a Fotografia) é muito comum vermos pessoas carregando dezenas de milhares de dólares em equipamentos que não sabem usar (diria que nem 10% do oferecido) e que se negam a investir menos de R$300,00 em treinamentos.Talvez o façam iludidos pela facilidade oferecida no imediatismo da fotografia digital, ou até pelo fator do comodismo inerente ao ser humano destes nossos dias.A industria parece já ter entendido isto e se dispõem a oferecer cada vez mais recursos automáticos em suas câmeras,colaborando com a ilusão de que quem faz uma boa foto é o equipamento e não aquele que o opera.
Uma vez que isto se mostra falso, as pessoas se decepcionam com os resultados e novamente depositam as suas expectativas em novos (e caros) equipamentos, resultando em um ciclo vicioso que alimenta uma industria milionária ao redor do planeta.
Uma hora deveremos entender e aceitar como Verdade que se pretendemos mudar algo para melhor,devemos mudar aquele que é o autor do algo em questão, ou seja o Homem!
Thiago, Elvio, Luciano e eu |
Quero fazer um agradecimento especial ao João Marcelo da Reserva Guainumbi, por acreditar em meu trabalho e ao Amigo Luciano Guedes pelas belas fotos, que registram de forma simples, porém emocionante esta nossa aventura.
Olá Pompeo!
ResponderExcluirLindas fotos, como sempre!!
me diga uma coisa, por favor, onde fica esta Reserva Guainumbi?
Me pareceu bem interessante!
Abraços!
Marcia
OLá Marcia,
ExcluirA Reserva fica em S. Luis do Paraitinga, em plena Serra do Mar, proximo ao Nucleo Sta. Virgínia do Pq. Estadual da Serra do Mar.
Segue o link para o site da Reserva:
http://www.guainumbi.com.br/site/
É um local único, vale a pena visitar e hospedar-se lá, com direito a trilhas fantásticas e muuiiitaaas aves!
Obrigado e abraços.
Pompeo