quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MANIPULAÇÃO DE IMAGENS - CRIME OU NECESSIDADE?

Não fica muito tempo sem aparecer na mídia alguém querendo reacender a polêmica sobre o uso de manipulação digital em alguma imagem que foi veiculada. Não pretendo justificar tais atos, até porque cada caso deveria ser avaliado individualmente, mas apenas deixar claro a minha posição sobre isto pelo fato de sempre estarem me perguntando qual a minha opnião.
Começo citando um fato ao qual tive conhecimento a alguns anos, enquanto assistia na TV a um especial sobre Fotografia que falava sobre  Cecil Beaton, imortalizado como o fotografo das grandes estrelas de Holywood.

Marilyn Monroe - por Cecil Beaton


Neste especial foram entrevistados diversos amigos, estrelas que posaram para ele e também algumas pessoas que trabalharam em seu estúdio,Um de seus assistentes revelou em determinado momento que após uma mega-produção envolvendo cenários, iluminação, produção de vestuário e make-up, os filmes eram revelados no laboratório próprio do estúdio conforme sua rigorosa supervisão e que depois o mesmo se trancava por horas sozinho, dentro do laboratório para a revelação das imagens em papel.Não deixava que vissem o que fazia e nem quais as técnicas que usava para conseguir os resultados que apresentava, mas dizia sempre que era o necessário para que a imagem adquirisse a forma que ele havia visualizado na concepção da mesma.
Agora eu pergunto...e isto não é manipulação da imagem???
Mas vamos continuar! A uns 12 anos quando começava a trabalhar com Fotografia Publicitária, chegou em minhas mãos uma revista que publicou um making-off sobre a produção de uma foto de um lanche famoso ( e quem já pediu um motivado pela foto e se arrependeu, sabe de quem estou falando), a matéria descrevia em pormenores a odisseia para a realização da mesma. Segundo disseram foram enviados para o estúdio 2000 pães para que apenas uns 10 fossem selecionados, colas, resinas e arames foram utilizados para dar forma aos ingredientes e até o uso de mock-up foi necessário.Dezenas de pessoas envolvidas na produção e na fotografia gerando um custo elevadíssimo, que com certeza tornaria tal situação inviável para a maioria das empresas do ramo.
E isto também, não é manipulação da imagem???
Podemos então afirmar que este negocio de manipulação de imagens não é novidade da era Photoshop, mas que sempre existiu dentro da Fotografia.Talvez o que deva ser analisado é a intensidade destas alterações e as razões que usam para justificar tais manifestações.
Vejamos este exemplo:

Tratamento digital: Walkiria Pompeo

No dia em que marcamos a sessão de fotos para a realização desta foto o cliente teve problemas com o fornecimento de pães e os "modelos" não estavam lá muito bonitos.Podiamos desmontar tudo e remarcar as fotos, trazendo prejuizo para o estúdio, atraso no material para a agência e complicações para o cliente, ou então usarmos o pão melhorzinho que conseguimos e resolver a questão com manipulação digital, que foi a opção escolhida por nós.
Vejam que as caracteristicas reais do produto não foram alteradas (afinal eles nunca te serviriam este pão) ,as modificações estéticas foram as mesmas que qualquer food-stilyst teria feito, só que a um custo e tempo de execução bem menor.
Vejamos também uma outra situação onde uma sessão de fotos de moda  em locação externa teve que ter a sua data de execução alterada diversas vezes devido as condições do tempo.Na 1ª ocasião em que podemos marca-la a modelo não teve uma boa antecedência para depilar-se ou então acabou de sair do treino de Kung-Fu e esta com algumas marquinhas indesejáveis na perna.Poderiamos gastar quilos de maquiagem, por uma meia fina da cor da pele ou até posiciona-la de forma que tais pontos não aparecessem, ou simplesmente usar de manipulação digital e corrigir estas imperfeições da pele.


Sei que neste momento muitos (as) deverão estar dizendo: " Tá legal...mas ninguém tem uma pele assim."
E eu concordo com isso, mas em nenhum momento quis dizer que este é o ideal a ser alcançado por todos, apenas que estéticamente falando a IMAGEM fica melhor assim. Deixo bem claro já que não sou contra rugas e celulite, acredito por questões pessoais e filosóficas que cada um deve ser Feliz da maneira que escolheu e qualquer tipo de imposição estética por parte da sociedade, provem de interesses comerciais mesquinhos.
Desta forma então deixo a minha opnião sobre a questão da manipulação digital: Sou totalmente a favor e a utilizo frequentemente em meu trabalho. Não concordo com a sua utilização quando visa impor parâmetros inexistentes de estética , promover uma falsa imagem de determinado produto visando com isso estimular de forma enganosa a compra do mesmo.
Um ultimo pensamento me ocorreu agora: " E nas fotos de Natureza, vale manipular?"
A mesma resposta poderia ser dada, novamente fica a questão da intenção por trás da ação.Retirar algum galho ou folha de arvore da frente daquele pássaro maravilhoso ou então aumentar o contraste naquela cena do por-do-sol não descaracterizam a imagem nem muito menos a tornam irreal, porem alterar o ambiente ao redor de um animal fotografado em um Zoológico e fazer parecer que a mesma foi feita no habitat natural do mesmo sob condições difícílimas, não me parece uma atitude honrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário