segunda-feira, 11 de abril de 2011

Spaghetti i Prosciutto ao molho de Salsa Tartufata

Recentemente em minha viagem a Itália, na cidade de Assis pude saborear este delicioso prato em uma Cantina bem típica, com uma cozinha familiar e ambiente bem acolhedor. Aliás estas características estavam presentes em todas as pequenas Cantinas que pude visitar, talvez isto seja um reflexo do local (quem já foi a Assis sabe do que estou falando).

Bom...voltando ao prato, consiste em uma massa longa (no caso foi um Spaghetti caseiro), acompanhado de lascas bem finas e pequenas de Presunto Cru (o famoso Prosciutto di Parma) e um molho a base de ervas, especiarias e da famosa Trufa Negra (Tartufo Nero).
Lá você encontra este molho pronto em qualquer mercado ou loja de produtos gastronômicos, de uma grande variedade de fabricantes e tamanhos, com preços variando de 4 a 12 Euros. No Free-Shop de Guarulhos também tinha, mas com preço bem elevado.
Trouxe um pote para o Brasil mas você tem que usar logo, pois estraga muito rápido depois de aberto.

Na dificuldade de achar por aqui resolvi testar algumas “formulas” e ver se conseguia um resultado similar. E acho que consegui chegar a uma versão Tabajara, usando Funghi Secchi, destes que você pode comprar nos supermercados em pequenos envelopes, nas gôndolas de temperos secos.




O prato preparado como teste para a receita...acabou muito rapido!!!


Segue primeiro a receita da Salsa "Fungata":

Comece reidratando o funghi na água fervente, coe e reserve o caldo.
Em um processador de alimentos bata o funghi, junto com o manjericão, o alho, parmesão e 02 colheres do caldo coado. Coloque em uma vasilha e acrescente o azeite, misturando tudo até obter um molho pastoso ( a consistência é de um Pesto bem espesso).Acrescente sal e pimenta a gosto.

Para o preparo do Prato refogue em uma frigideira 75gr de Presunto Cru em 02 colheres de azeite, junte 03 colheres do molho preparado, deixe aquecer e acrescente 200gr de spaghetti já cozido (all dente), misturando tudo até incorporar bem o molho à massa. Sirva com parmesão ralado e brinde com uma boa taça de vinho (sugiro um Villa Antinori).

Ingredientes:
- 20 gr de Funghi Secchi
- 01 xic. água fervente
- 01 xic. Folhas de manjericão italiano
- 02 colh. Parmesão ralado
- 01 dente de alho descascado
- Azeite – o quanto baste
- Sal e Pimenta a gosto
- 200 gr de spaghetti
- 75 gr de Presunto Cru
- Parmesão a gosto

3 comentários:

  1. Rosângela Figueiredo13 de abril de 2011 às 13:16

    Nossa parece maravilhoso!!! Vou ter que experimentar...Vamos as compras!

    ResponderExcluir
  2. Não entendi. Onde entra a salsa tartufata?
    fabiane SP

    ResponderExcluir
  3. A Salsa Tartufata é um molho pronto, que encontrei na Itália, conforme citei no post.Aqui no Brasil ainda não consegui acha-la para comprar, por isso testei uma receita "caseira" que chamei de "Salsa Fungata", por ter usado Funghi Secchi no lugar da Trufa Negra (Tartufo Nero, que dá o nome de Tartufata ao molho pronto)

    ResponderExcluir