quarta-feira, 6 de julho de 2011

UBATUBA - COM FRIO E SEM...CHUVA!

A cerca de 01 ano, quando me iniciei no Birdwatching, ouvi falar do Sitio Folha Seca em Ubatuba e de lá para cá tenho aguardado uma oportunidade de conhecer este local.Como havia me inscrito para participar de uma Overdose Ornitológica na Reserva Guainumbi, me programei para antes passar por Ubatuba e pelo sitio.
O local é famoso entre os Observadores de Aves pela variedade e quantidade de Beija-Flores que freqüentam o local, alimentados religiosamente em dezenas de bebedouros pelo gentil proprietário, o Sr. Jonas, que segundo me disseram gasta cerca de 5Kg de açúcar por dia nesta sua empreitada.
Depois de colher informações com alguns amigos, sobre a localização e o contato com o Sr. Jonas, saí de Americana as 4hs da madrugada e me dirigi ao local,chegando lá por volta de 9hs.

Bom...se alguém não lhe passar as coordenadas e alguns detalhes do percurso, você certamente achará que errou a entrada e que esta se embrenhando na mata, pois cada vez mais o caminho se estreita e a mata se fecha sobre a sua cabeça, mas depois de algumas centenas de metros e um pouco de medo, aparece a entrada do sitio com uma placa.


Realmente encontrei uma grande quantidade de Beija-Flores no local, mas também algumas espécies muito bonitas de aves,com destaque para a Saíra Sete-Cores e o Ferro-Velho.Pude também conhecer e conversar com o mítico Sr. Jonas e confirmei tratar-se realmente de uma pessoa especial, com um Respeito Único e Interesse puro pela Natureza.


Por volta do meio-dia,depois de me despedir do Sitio Folha Seca e de todos os seus felizes moradores me dirigi novamente a Rodovia e ao meu próximo destino, o Restaurante Tropical.
Além da boa comida, outra coisa que faz a fama do local são os seus comedouros que atraem diversas espécies de pássaros,que fazem a alegria de muitos “birdwatchers”.


Chegando ao local pude observar os comedouros bem abastecidos com frutas, mas alem de alguns sanhaços e de um Tié -Verde, não vi mais nada interessante.Fiz meu pedido e com a câmera em punho fiquei aguardando pelos possíveis visitantes alados.Alguns minutos depois o proprietário do local saiu da cozinha e começou uma sinfonia de assovios ...e para meu espanto começaram a chegar algumas Saíras-Lagarta, seguidas de um Tiê-Sangue, um Ferro-Velho e um Gaturamo, que se revezavam nos comedouros.

Tiê-Sangue
Aí ficou difícil decidir se comia ou fotografava, tomando muito cuidado para não morder a câmera e enfiar o garfo no olho...

Fiquei por ali uns 90 min. e segui rumo a S.Luis do Paraitinga, pela rod. Oswaldo Cruz, e esta foi a emoção mais radical deste dia! Embora a paisagem seja muito bonita você não ira aproveitar, pois ficara todo o tempo de olho nas curvas (tão fechadas que dá para ver a traseira do seu carro) , alem de não conseguir sentir o ar puro devido ao cheiro constante de pastilha de freio queimada, vindo dos veículos que descem a serra.
Próxima parada...São Luis do Paraitinga, Reserva Guainumbi.
 

2 comentários:

  1. Show de bola pompeo, estou indo segunda feira fazer uma passarinha e com ctz irei incluir esses dois points nele, para ir na fazenda folha seca tem que agendar antes? voce tem o contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco, na época em que fui eu liguei antes, mas não consegui falar lá com antecedência.Resolvi arriscar e deu certo. Então o melhor é tentar.

      Excluir