sexta-feira, 8 de abril de 2011

DE BALEIAS A PASSARINHOS - BIRDWATCHING

Birdwatching ou apenas “observação de pássaros” é uma forma de turismo ecológico que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil, atraindo inclusive muitos estrangeiros motivados pela nossa riquíssima Avifauna.


Você pode praticá-la em qualquer local onde existam pássaros, bastando ter apenas uma câmera com um bom zoom ou um binóculo potente, mas existem locais que se especializaram neste tipo de turismo. Normalmente são localizados dentro ou em áreas muito próximas a Reservas Naturais, onde você encontra uma Pousada, trilhas pela mata e comedouros para atrair os pássaros, além da presença de um guia Ornitológico.
Com relação as acomodações cada local tem a sua particularidade, do rústico total (sem energia elétrica até...) ao estilo “Spa” na montanha, as opções são muitas. Já com relação as trilhas e comedouros a diferença esta nas áreas de preservação que se encontram próximas e ao empenho dos proprietários em cativar ao máximo estes visitantes alados.



Tive uma excelente experiência quando visitei a Reserva Guainumbi localizada em São Luis do Paraitinga, próximo a Ubatuba e em plena Serra do Mar.
O local é uma iniciativa do Veterinário João Marcelo, da cidade de Santa Barbara D´Oeste, um idealista e apaixonado pela natureza , que pretende transformar o local em uma RPPN-RESERVA PARTICULAR DE PATRIMÔNIO NATURAL, que garantirá a esse pedaço de floresta o direito de permanecer preservado para sempre.
A Pousada é simples e muito bem cuidada, com vários chalés e refeições saborosas no estilo comida caseira, além dos bolos e cafezinho  para o lanche.
Mas o que chama a atenção logo na chegada são os Beija-Flores! Toda a volta da casa possui grandes arbustos de Lanternas Chinesas, uma flor muito bonita e que faz muito sucesso entre estes pássaros e ali se “reúnem” dezenas, ou talvez centenas destas aves, de variados tipos e cores, produzindo um barulho com suas asas a principio assustador, mas que depois se torna fascinante.Nesta hora você já quer largar as malas e correr para fotografar, e foi o que fiz!!!




Na ocasião o nosso guia Ornitológico foi o grande Rafael Fortes e para quem não sabe o papel de um guia nesta aventura eu explico. Este profissional é profundo conhecedor da nossa Avifauna, tem um ouvido super aguçado e reconhece , no meio de uma trilha na mata, entre dezenas de outros sons, os característicos de cada espécie, usando um Playback para atrair tais aves para perto do fotografo, facilitando muito o registro daquele individuo.

Foto feita pelo amigo Ubaldo

 
Em volta da pousada existem também os Comedouros, que são locais preparados com frutas e outros alimentos apreciados pelos pássaros e colocados em troncos que servem como cenário para as fotos das aves.A familiaridade dos pássaros com tais locais é tão grande que é possível aproximar-se a menos  de 03 metros para fotografá-los.





Tinhamos também uma “Corujada” programada para o anoitecer (calma...não se trata de sopa de Coruja), que consiste em uma saída com o guia, para locais em que se observaram a ocorrência destes animais e com uso de playback atraí-los para a realização das fotos, mas a chuva não permitiu.
Um outro ponto interessante são as pessoas que você conhece nestas ocasiões.Você encontrará desde empresários e diretores de grandes empresas até aposentados, com os mais variados tipos de equipamento fotográfico, mas todos com algo em comum,um grande conhecimento sobre as aves, um amor declarado e um profundo Respeito a Natureza.




Com certeza são pessoas muito boas para se conhecer.

4 comentários:

  1. Que fantástico esse seu depoimento Pompeo!

    Muito bom mesmo. Nós que agradecemos, profundamente, pela participação no Overdose Ornitológica na Reserva Guainumbi e é com a ajuda de vocês que estamos tendo forças para criar a RPPN Guainumbi...

    Pelo jeito virou um de nós, ein? :)

    Grande abraço!

    João Marcelo da Costa

    ResponderExcluir
  2. É isto mesmo meu amigo! Boas experiencias ligadas a boas pessoas não podem deixar de ser lembradas.
    Em breve estarei de volta, mas desta vez levo alguns Amigos comigo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana este blog !!
    Gostei do texto.

    ResponderExcluir
  4. Que legal, Pompeo.

    Não é atoa que você foi "fisgado" pela atividade.

    Além dela ser naturalmente apaixonanente e viciante, você começou no lugar certo e cercado de gente da melhor qualidade.

    Boa sorte e muita fdelicidade na vida como "birder"!

    ResponderExcluir