sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SERRA DA CANASTRA - A NASCENTE DO SÃO FRANCISCO- PARTE 1

Embora tenham sido apenas 03 dias de viagem, seria muito dificil englobar em um unico post a totalidade de imagens, experiências e sensações vividas neste local maravilhoso, portanto estarei publicando em partes de acordo com o assunto abordado.
Nesta viagem fui acompanhado pelos amigos Ubaldo e Vilela, ambos da cidade de Tiête e pelo amigo e guia Ornitológico Geiser Trivelato de Jacutinga/MG, por onde nossa viagem começou.Na quinta-feira (24/11) seguimos para lá onde encontrariamos com nosso guia, dormimos na cidade e saímos por volta de 2hs da madrugada, com destino a S. Roque de Minas, uma das cidades que dá acesso ao PARNA da Serra da Canastra, onde chegamos por volta das 8h da manhã.

O Geiser já havia feito nossas reservas no Hotel Chapadão da Canastra (diárias a R$ 55,00 na ocasião), um hotel simples, bem arrumado e limpo e com um atendimento cordial e competente.




Um dos objetivos desta viagem era conhecer a nascente do Rio S. Francisco, cantado e declamado por inumeros poetas, fonte de vida e sustento para centenas de cidades e milhares de pessoas.
E este será o assunto deste post!
A nascente fica na parte alta do parque e a portaria do mesmo fica a 7km de S. Roque de Minas. O acesso é feito através de uma pequena estrada de terra que termina em uma serra, na ocasião este trecho final estava em condições precárias devido as chuvas e em um trecho dificil acabamos por forçar demais o carro, fato que pode ter provocado um aquecimento maior do motor e para nossa sorte...rompeu o radiador do veículo!!! Conseguimos entrar no parque e permanecemos ali na portaria praticamente todo o dia, esperando pelo guincho enviado pela seguradora, de uma cidade a mais de 150km de distancia.

                                                                                             Foto: Ubaldo B. Filho

O jeito foi voltar no dia seguinte, mas agora em um veículo 4x4 fretado na cidade. Dentre as opções disponiveis optamos pelo José Maria da Canastra Ecoturismo (tel.(37)  3433-1456) , guia experiente no parque e que também conhece muito sobre a avifauna do local.


Eu, Ubaldo, Geiser, Vilela e o José Maria, em uma das estradas do Parque

O dia amanheceu nublado e com uma neblina bem densa em alguns trechos, mas na parte alta do parque a mesma se desfez na maior parte da manhã.

A Nascente do "Velho Chico"


Para quem já viu alguma imagem do Rio S. Francisco mostrando todo o seu tamanho e volume hidrografico, certamente vai se emocionar com a constatação de que é naquele pequeno olho d´agua que tudo se inicia!



A nascente do S. Francisco

No local além do marco de pedras existe um pequeno monumento em homenagem a S. Francisco de Assis e o barulho ininterrupto das agua correndo por entre as pedras.Poucos metros a frente e o "pequeno Chico" já ganha volume e contornos de um pequeno corrego, onde já se pode observar animais em suas margens.



Capivara

Mais alguns quilômetros e o rio já aparece vigoroso e veloz, passando por belissimas quedas d´agua, como a Cachoeira Casca D´Anta.






Meus conhecimentos em Geografia e recursos hídricos são muito pequenos, mas acredito que ao longo de seu caminho desde a sua humilde nascente, este rio vai juntando-se a outros pequenos fios de agua que encontra pelo seu percurso, ganhando com isto a força necessária para continuar a mover-se em direção ao seu objetivo, criando oportunidades e gerando Vida por onde passa., talvez o homem pudesse aprender algo com isto!
Para terminar só posso citar uma belissima frase que ouvi certa vez: " Quem entendeu a União fortalece-se pela Junção".

A Cachoeira Casca D´Anta

3 comentários:

  1. NossA!
    Muito bom mesmo, achei fantástico!
    Que passeio heim?
    Abraçaõ
    [ ]s

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Pompeo. Está muito bom seu relato de nossas aventuras e desventuras. rsrsrs Um abraço. Vilela

    ResponderExcluir