segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SERRA DA CANASTRA - OLHAI OS LIRIOS NO CAMPO...

Os Lirios eu vi de longe, mas a quantidade de flores silvestres que pude conferir foi impressionante.

Um imenso jardim a Céu aberto. Este jardineiro é fantástico!!!
Em momentos como este sempre me lembro de um artigo lido em uma revista a alguns anos e que contava a historia de uma botânica holandesa, que ao visitar o Brasil em um passeio de trem pela serra do mar, perguntou ao seu guia que flores eram aquelas que enchiam a paisagem e ele respondeu: " Ahhh, aquilo ali é só mato!".
Não me lembro o nome dela (a Botânica) mas me lembro que a sua indignação foi tamanha que, nunca mais voltou a seu país e se dedicou a classificar a maioria das especies que encontrou, fazendo o seu registro através de aquarelas lindíssimas!


Desde então a minha visão sobre "mato" mudou muito e tenho observado atentamente as maravilhas do reino vegetal em todas as minhas viagens.
E a primeira visão que tive neste local maravilhoso foi de um Capim, abundante naquela região, mas nem por isso menos bonito. Trata-se do Capim-Estrela, que quando florido produz esta beleza...



Percorrendo as estradas da Canastra você pode avistar entra a vegetação predominante pequenos "bolsões" coloridos e se parar para conferir verá em uma mesma área de poucos metros quadrados diversas especies diferentes, harmonicamente distribuidas pelas mãos habilidosas da Mãe Natureza.

Quem disse que só nos interessamos por "Observar Aves" ???
Não tenho conhecimento necessário para classificar as especies observadas, mas acredito que muitas delas eu já tenha visto em alguma floricultura ou jardim, e muitas delas eu já tenha chamado de mato.










NEM TUDO SÃO FLORES

Parece até plagio de uma história antiga mas neste Jardim de maravilhas também tem uma serpente. Pelo menos esta que pudemos ver graças ao nosso atento guia local Zé Maria, que em determinado ponto de nossa jornada parou o veiculo para que não atropelasse uma serpente que atravessava a estrada.
Todo mundo desceu correndo para aproveitar a oportunidade de fotografar ( a uma distancia segura) este belo animal.

Jararaca_Achatadeira
De imediato nosso guia nos informou tratar-se de uma Jararaca-Achatadeira e que ela tinha este nome pelo fato de achatar a parte frontal de seu corpo, assim como as Najas fazem.
Depois de algumas fotos e da remoção da mesma para fora da estrada continuamos nossa viagem, agora mais cuidadosos em onde pisavamos e cientes de que nem tudo são flores em nosso caminho.



A propósito...posteriormente recebi de meu amigo Maurício Etechebere a identificação da serpente encontrada. Trata-se da Xenodon merremii (nome popular: boipeva, capitão do campo, jararaca achatadeira)  uma serpente não venenosa, mas que pode morder se ameaçada ou manipulada. É uma cobra de comportamento muito agressivo e por isso temida pelo homem do campo. Sua mordida causa apenas pequenas perfurações na pele. Alimenta-se de anfíbios.
Um caso classíco de propaganda enganosa, nem Jararaca e nem Naja!
Ainda bem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário