quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

SERRA DA CANASTRA - BELEZAS EM CONTRASTE


A Serra da Canastra é uma cadeia montanhosa localizada no centro-sul do estado de Minas Gerais e tem este nome devido ao seu formato que lembra um baú, chamado antigamente de canastra.
Sua vegetação é de transição entre borda de Mata Atlantica e Cerrado, com a predominância dos Campos de Altitude.Isso faz com que a poucos quilometros de distancia você possa encontrar especies de flora e fauna endemicas dessas áreas.

Macaco-Prego

Na chamada "parte baixa" o acesso se dá pela portaria 4 do Parque, hoje administrado pelo ICMBio.


A principal atração desta área é a Cachoeira Casca D´Anta com cerca de 180mts de queda,distando cerca de 14km apenas da nascente do rio S. Francisco.



Mas para Observadores de Aves as atrações são inumeras. Tenho que lembrar que a administração do Parque não permite o uso de play-back, o que acaba limitando as opções, mas contando com um guia experiente como o nosso Geiser Trivelato sempre se conseguem boas oportunidades.
Pudemos observar diversas especies e até o Soldadinho, mas este não deu mole para as fotos e ficou só no registro.

Japú - muito dificil de fotografar...

Bico-de-Pimenta
Dentro do parque faça a trilha até a Cachoeira Casca D´Anta, é leve e em boas condições.O espetáculo é imperdivel.

Vilela, Geiser, Ubaldo e eu (como esta lente pesa!!!)

No caminho entre São Roque de Minas e a portaria 4 do parque passamos por Vargem Bonita, uma pequena vila com algumas casas em volta da Igreja Matriz e foi neste local onde almoçamos neste dia.




Por indicação do Geiser fomos a Pousada São Francisco onde a Dona Teresinha serve um delicioso almoço com comida tipica mineira (Torresmo e muita carne de porco), você se serve diretamente nas panelas que ficam sobre o fogão da humilde cozinha e se acomoda pelas mesas espalhadas pelos comodos da casa.O valor é bem em conta, R$ 10,00 por pessoa e bebidas a parte.

 

Além desta opção você ainda pode contar com os Restaurantes Zagaia e Malibú, ambos no centrinho de São Roque de Minas.
E para finalizar uma dica legal, quando chegar em Vargem Bonita, logo após o portal da cidade do lado esquerdo da rua, você provavelmente verá um senhor idoso sentado a frente de uma moradia bem simples. Esta figura é o "seu Dominguinhos" que todo dia coloca alguns bebedouros e atrai diversos Beija-Flores, inclusive o disputado Beija-Flor de Orelha Violeta.E ele gosta de mencionar o nome de todos os grandes fotografos de aves que já passaram por lá, inclusive alguns estrangeiros (mas destes ele não lembra dos nomes).Vale pelas aves e por esta figura simpatica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário