terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SERRA DA CANASTRA - OLHA O TAMANDUÁ-BANDEIRA AÍ, GENTE!!!


Acredito que o sonho de qualquer fotografo é poder registrar um animal em seu habitat natural e com a luz perfeita!Pois bem...este é o meu e a possibilidade de fotografar alguns desses animais  na Serra da Canastra, entre eles o Tamanduá-Bandeira e o Lobo-Guará motivaram-me também a fazer esta viagem.
Já estávamos no 3º dia da viagem e nada de avistarmos algum deles e eu perturbando o nosso guia local, o Zé Maria, dizendo que isso era propagada enganosa, que ali não tinha nada disto...
Em determinado momento paramos em um local onde poderiamos encontrar o Caminheiro-Grande, uma ave muito interessante, rara e em perigo de extinção, quando o Geiser nos avisa: " Gente, olha o Tamanduá-Bandeira ali!!!". Olhamos para o outro lado da estrada e a uns 600mts havia um enorme se alimentando calmamente.
Pegamos o equipamento e entramos no campo atrás dele e neste ponto preciso fazer uma observação: o Tamanduá é praticamente cego e surdo, valendo-se apenas do seu apurado olfato para se guiar.Portanto teriamos que nos manter a favor do vento para que ele não nos detecta-se pelo cheiro (que a esta altura do dia nem precisava ter olfato apurado!!!).
Caminhamos sorrateiramente aproveitando para fazer inúmeras fotos a cada parada estratégica.Quando chegamos a uns 10mts dele e depois de garantirmos as fotos de registro, o Geiser deu a idéia de dar a volta e se posicionar atrás do animal, ficando assim com o vento contra e levando o seu cheiro até o Tamanduá.Desta forma ele iria detecta-lo pelo olfato mas não nos veria imediatamente e caminharia em nossa direção, garantindo assim fotos em um angulo diferente.

Nosso destemido guia Geiser, emprestando seu "cheiro"




E funcionou mesmo...o bicho ergueu o focinho respeitável e logo caminhou em nossa direção.
A alguns metros percebeu nossa presença e se afastou rapidamente, caminhando em um angulo que proporcionou aquela que para mim foi a foto perfeita e que ilustra este post.
Após esta belíssima surpresa seguimos fotografando o Caminheiro-Grande e já no caminho de volta com um Por-do-Sol fantástico as nossas costas tivemos uma nova surpresa e fomos presenteados coma visão do Lobo-Guará, caminhando altivamente entre os campos, tingidos de vermelho pelo Sol, formando uma imagem inesquecível, daquelas que parecem  uma pintura, feita pelas mãos de um artista que a cada dia se supera e renova...o Criador.

A qualidade da foto não é das melhores, mas a emoção é de primeira!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário