terça-feira, 26 de abril de 2011

Floresta Nacional de Ipanema

Morro de Ipanema, Fazenda Nova Ipanema e recentemente Floresta Nacional de Ipanema, são alguns dos nomes pelos quais este local único é conhecido.




As histórias, causos e lendas que cercam o lugar também são muitas, atraindo diferentes grupos de pessoas, desde Ufólogos até ciclistas de final de semana em busca de tranqüilidade, com uma pequena dose de aventura em suas pedaladas.



No local funcionou a Real Fábrica de Ferro de Ipanema, entre 1818 e 1895 e parte das construções se encontram ainda no local. Diversos personagens de nossa historia por lá também passaram, contribuindo para o repertorio de “teorias fantásticas”  que fazem a sua fama.




 

Estive lá neste feriado de Páscoa e esta é a 4ª vez que visito o local, sendo que nas vezes anteriores participei das trilhas existentes.
No momento apenas as trilhas da “Pedra Santa” e “Afonso Sardinha” estão abertas ao publico e devem ser feitas com acompanhamento de guias, encontrados no local.






O local é administrado agora pelo Instituto Chico Mendes que implantou, alem de outras melhorias, trilhas para ciclismo e circuito de arvorismo, mas na ocasião senti falta de alguma opção de comercio de bebidas e alimentos.
Como já havia feito as trilhas, nesta visita me concentrei em fotografar a natureza, ficando apenas nas imediações da Sede do local , das ruínas da fabrica e da Barragem que forma o lago.Em aproximadamente 4 horas que lá permaneci pude vislumbrar uma diversidade enorme de aves, insetos e plantas suficientes para deixar qualquer fotografo extasiado.



Deixo para vocês algumas destas belezas e a promessa de voltar em breve, para este local realmente Mágico.













4 comentários:

  1. Parabéns, Sivonei! Excelentes fotos, como sempre! Abraço, Fabião.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fabião. Os "modelos" sempre ajudam.

    ResponderExcluir
  3. Puxa que lugar lindo. E as fotos idem !!
    Vou ter que dar uma escapado um dia para conhecer esses lugares !!

    ResponderExcluir
  4. Quando quiser vir é só avisar e te faço companhia.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir