Isto nada mais é do que utilizar o botão AF-ON existente nas Canon, para acionar o auto-focus. Este botão encontra-se na parte traseira da câmera, portanto é dai que se origina esta expressão.
Mas se você estiver procurando informações sobre a utilidade disto, podemos começar com algumas considerações resultantes de alguns testes práticos que fiz, além é claro de algumas fotos ilustrativas.
Sequência de fotos feitas com o uso de BBF |
A configuração original das câmeras faz com que o botão do disparador, ao ser acionado até a metade de seu curso, faça a FOTOMETRIA e também o ajuste de Auto-focus e ao pressionarmos o mesmo até o fim, a foto é feita.
Ao alteramos esta configuração e habilitarmos a Câmera para operar em BBF, deixamos este botão apenas para a Fotometria e o disparo propriamente dito. O Ajuste de FOCO passa a ser acionado através do Botão AF-ON. Mas existe alguma vantagem nisto?
Vai depender da situação e do motivo a ser fotografado!
Um exemplo:
- Se você estiver fotografando uma animal ou uma ave em movimento não paralelo ao seu ponto como observador, isto será de grande valia, pois com o AF em "Al Servo" e o botão AF-ON habilitado, basta manter o mesmo pressionado constantemente enquanto acompanha o objeto com a câmera/lente que o foco acompanha este movimento.Ficando assim o botão do disparador livre para capturar as fotos!
Mais uma sequência feita com o uso do BBF |
Afinal é quase que unânime o fato de que sempre fotografamos do jeito tradicional, ou seja, aperto o botão do disparador e a câmera fotometra, foca e realiza a foto. Agora você terá que utilizar o polegar para pressionar o botão AF-ON e o indicador para as demais tarefas citadas.
Talvez demore um pouco para acostumar mas com o tempo dá para pegar o jeito.
CONFIGURANDO A CÂMERA
Esta configuração foi feita na Canon EOS-7D, mas nos demais modelos deve ficar bem semelhante.
Acesse o botão MENU e a janela FUNCION. A seguir o comando C.Fn IV: Operation/Others.
Pressione a tecla SET e acesse a Opção1 - Custom Controls
Os dois comandos a serem alterados. Nesta foto já estão com a configuração desejada. |
Acima o Botão para alteração do Modo AF e do Driver. Abaixo o novo Botão a ser utilizado para a a Focagem Automática. |
Em seguida, pressione o botão AF-DRIVE no topo da câmera e altere o Auto-focus para AL SERVO e o drive para Sequencial em Alta velocidade (aquele monte de retângulos com um "H")
E pronto...sua câmera estará configurada para operar em BBF, portanto lembre-se que se não acionar o botão AF-ON antes de clicar a foto sairá provavelmente fora de foco.
Provavelmente porque se o objeto estiver parado o foco feito na última foto será mantido, desta forma achamos mais uma utilidade para o BBF...
Se o objeto estiver parado ou movendo-se paralelamente ao plano da câmera o foco se manterá fixo enquanto você dispara. Desta forma você pode fazer o auto-focus pressionando o botão AF-ON e depois mudar o enquadramento da cena. Se não pressionar o botão novamente e o objeto se mantiver estático ou não alterar a sua distância a foto ficará com o foco perfeito.
Com o uso do Auto-focus "travado" em uma posição prévia, foi possível fotografar esta Andorinha, enquanto voava velozmente, sobre a superfície do lago. |
A foto acima ilustra esta utilização para o BBF. O ajuste de foto foi feito em um ponto específico do lago, a posição da Câmera foi mudada para se chegar ao enquadramento desejado e depois disto foi necessário apenas aguardar que a ave voasse sobre a linha imaginada para que o Obturador fosse acionado em MODO Sequencial. Foram feitas diversas fotos em sequencia sem alteração nenhuma no foco.
Outro exemplo da situação anterior |
Alguns artigos na WEB chegam a alegar maior precisão do Auto-focus com a utilização desta configuração, mas eu particularmente não acredito nisto. Talvez possa existir um aumento na velocidade das fotos sequenciais, já que o botão do Disparador está exclusivamente acionando o Obturador, mas ainda assim, deve ser algo em centésimos de segundo.
Falcão Peregrino fotografado com o BBF - Canon EOS 7D- Lente Sigma 120/300mm f:2,8 1/1000seg / f:7,1 / ISO 100 |
E para fechar, uma sequencia de fotos de um Bem-te-vi perseguindo um Gavião Carrapateiro, que provavelmente ousou se aproximar demais do ninho desta ave valente. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário