terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SERRA DA CANASTRA - FINALMENTE OS PÁSSAROS

E fechando os posts sobre esta fantástica viagem, faltava ainda falar sobre as aves do local.

Galito
Como citei anteriormente a Canastra fica numa área de transição entre mata atlântica e cerrado, portanto algumas especies encontradas por lá são facilmente observadas em outros locais, mas existem também aquelas que são encontradas somente ali e em outras pequenas áreas com a mesma vegetação predominante.
Uma das estrelas desta viagem para mim era o Galito (Alectrurus Tricolor), uma ave até que comum por lá, mas de difícil aproximação e que não responde ao play-back.
Nosso guia local conhecia alguns pontos onde habitualmente se observam estas aves e demos sorte nesta etapa.
Pudemos também observar algumas outras estrelas deste local, como a Bandoleta, o Capacetinho-do-Oco-do-Pau, Papa-Moscas do Campo, Papa-Moscas de Costas Cinzentas, Cochicho e o Canário-Rasteiro.

Bandoleta

Canário-Rasteiro

Capacetinho-do-Oco-do-Pau

Cochicho

Papa-Moscas de Costas Cinzentas

Papa-Moscas do Campo
Aliás....uma pequena reflexão: " Alguém já se perguntou que inventa estes nomes para os pássaros?"
Isto foi motivo de muita análise por nossa parte, primeiro sugerimos que alguém analisa as caracteristicas fisicas do indivíduo e as relaciona com objetos, depois que é baseado nos hábitos e necessidades do mesmo e por fim chegamos a conclusão quase unânime de que alguém viu uma ave no caminho do boteco e depois de algumas doses da "marvada" resolve descrever aos amigos o que viu: " Eu parei a moto e tirei o capacete pra ver, mas o bicho logo entrou no Oco de um pau"...rsrsrsrs
Brincadeiras a parte ( e nestas ocasiões é sempre muito bom estar na companhia de pessoas que sabem se divertir de maneira simples e decente), nos pudemos ao longo destes 3 dias de viagem observar e fotografar dezenas de espécies.Para mim foram 44 especies fotografadas sendo 37 lifers.
Emocionante também foi o nosso encontro com a Águia Chilena, feita a uma distancia muito grande mas que rendeu uma foto para registro.

Águia-Chilena 
Algumas das jóias deste local não puderam ser fotografadas desta vez, como a Campainha-Azul, o Soldadinho e o tão aguardado Pato-Mergulhão.
Outros porém não nos decepcionaram e deram um show para nossas lentes.

Beija-Flor de orelha violeta

Japú no Ninho

Maria-Cavaleira do Rabo Enferrujado

Patativa

Perdiz

Petrim

Pica-Pau Anão Barrado

Saí-Andorinha

Tangarazinho

Tucanuçu

Tucão-fêmea com filhotes no ninho

Vite-Vite de olhos cinza
Consegui também uma foto não muito boa do Choró-Boi (Taraba-Major) e descobri posteriormente pelo amigo Geiser Trivelato, tratar-se do 1º registro fotográfico desta espécie na Serra da Canastra a ser postado no WikiAves.

Choró-Boi - Lifer pra mim e pra Canastra
E faltava ainda as fotos de outra raridade do local, o Caminheiro-Grande (Anthus Nattereri). Raridade porque esta ave é encontrada somente em alguns locais com uma vegetação específica e a destruição destes locais torna a espécie muito vulnerável.



Caminheiro-Grande
Bom meus amigos, foi isto! Esta com certeza foi uma viagem que me marcou muito, seja pelas aventuras e desventuras vividas, ou pela agradável  convivência com meus parceiros de passarinhada, ou ainda pelas delicias saboreadas (Hummm...o Queijo-Canastra), mas com certeza pelas marcas deixadas no 'Eu". Marcas que não podem ser descritas, apenas sentidas, como quando você olha para trás do veículo e vê uma maravilha sem comparação como esta, que deixo agora com vocês...

3 comentários:

  1. Parabéns Pompeo. Belíssimas fotos e preciosa narração. Um abraço. Vilela

    ResponderExcluir
  2. Pompeo!
    Lindas fotos, como sempre, esta última então, é de arrepiar.
    Convidei vc para o blogagem coletiva.
    Passa lá!:)
    Um grande abraço!
    Marcia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog e pelas fotos!!! Abss,
    Ricardo Lima.

    ResponderExcluir