sábado, 28 de setembro de 2013

FOTOGRAFANDO COM HIDE (ABRIGO CAMUFLADO)

UM POUCO DE MINHA EXPERIÊNCIA COM O USO DE HIDE, NA FOTOGRAFIA DE NATUREZA

Mergulhão Caçador (Podilymbus podiceps)
Recentemente tive uma experiência frustrante, em uma passarinhada com alguns amigos, quando ao entrarmos em uma pequena clareira, que dava acesso a uma represa, nos deparamos com um exemplar de Mergulhão-caçador, nadando calmamente a poucos metros de nós.
Frustrante por que em segundos a ave mergulhou e só reapareceu a dezenas de metros do local, inviabilizando qualquer foto com qualidade.
Comecei então a pesquisar sobre técnicas utilizadas para que se consigam boas fotos de aves aquáticas e uma das opções encontradas foi o Hidro-hide.
Trata-se de uma plataforma flutuante, adaptada para que o fotografo consiga acoplar uma câmera, munida de uma teleobjetiva e, envolto por uma camuflagem, feita principalmente com tecido, mas também com adereços diversos (redes, galhos de plantas, etc),  possa entrar na água, aproximar-se das aves sem ser visto e realizar fotos incríveis. Uma das vantagens deste tipo de suporte é a de conseguir imagens das aves no nível da água.
Bom...o Hidro-hide seria um projeto futuro, pois ainda não me recuperei do episódio "Frog-man", quando fiquei atolado nesta mesma represa.
Adaptei a ideia para um "Hide" apenas, ou seja uma estrutura com tecido camuflado, que fosse fácil de montar e carregar, que me permitisse instala-la bem próximo a margem da água e ainda, que permitisse uma visão ampla da cena, pois um novo objeto ocupava agora a minha atenção...Meu velho amigo, o Gavião-Caramujeiro!

Gavião-Caramujeiro
Pesquisei em alguns sites (todos estrangeiros, parece que no Brasil ninguém se interessa por isto...) e consegui algumas idéias, mas os materiais usados eram de difícil obtenção, ou ainda tornavam a estrutura muito pesada, isto quando não tornavam a montagem e a desmontagem uma tarefa para uma verdadeira equipe de televisão, estilo Nat Geo!
Resolvi então por os neurônios para funcionar e criar algo, com materiais que estivessem ao meu alcance e que satisfizessem as necessidades apresentadas. E acabei conseguindo isto tudo, usando na construção da estrutura, tubos de PVC de 1/2", soldáveis, juntamente com luvas de União (também em PVC).
O tecido usado na cobertura foi um Gorgurinho, com estampa camuflada, bem leve e fácil de manusear.


O Hide montado as margens da represa
Como medidas finais, a estrutura acabou ficando com 1,90m de altura, 1,20 m de largura e 1,20 m de profundidade, suficientes para abrigar duas pessoas em seu interior, ou apenas uma, com um banco para descanso. O tecido tem uma característica interessante, pois quando se está com a luz vinda por trás dele, o mesmo se torna quase que totalmente transparente, o que garante uma visão em qualquer das laterais, ou na parte de cima. Mas isto para quem esta dentro dele, visto por fora é totalmente escuro. Sendo assim, o ideal é deixa-lo com a sombra na parte traseira.
Estas fotos mostram um pouco disto que citei:

Vejam que nesta foto a sombra está nas costas do Hide, esta é a visão que temos do interior dele.

Aqui o Hide visto com a mesma posição de Luz/Sombra. Mas com a sombra sobre a parte traseira do mesmo, o tecido perde a transparência.
 Instalamos no tecido de revestimento, duas janelas feitas com tela (sombrita) usada em estufas e viveiros de plantas, além de uma abertura frontal com 1 metro de comprimento, fechada através de velcro, para a passagem da lente.



A estrutura com tubos de PVC

A colocação do tecido
Pequenas tiras de velcro foram colocadas nas extremidades traseiras, para prenderem o tecido a armação de tubos
O Hide montado, suas dimensões permitem o uso por duas pessoas adultas
O tempo de montagem e desmontagem ficou em torno de 15 minutos cada um, além de não pesar nem 3 quilos, contando com o tecido.
Fiz até este momento, dois testes com o Hide, ambos no mesmo local. O primeiro fiz sozinho, pois queria avaliar as condições de transporte (peso) até o local, bem como as dificuldades em monta-lo e ajusta-lo ao terreno. A experiência foi um sucesso!
Na segunda vez, levei meu fiel escudeiro junto, meu filho Arthur, que ajudou nestas tarefas, além de servir como modelo para as fotos que ilustram este post.
Após algum tempo em que montamos o Hide e nos alojamos (na verdade uns 25 minutos), as aves do local já não pareciam mais saber de nossa presença. Nas duas ocasiões, quem primeiro apareceu muito próximo (e nos deu um susto até...) foi o Mergulhão-Caçador.
A fêmea e seu filhote chegaram a menos de 05 metros do abrigo, permitindo que fizéssemos varias fotos  e pudéssemos ainda ver um espetáculo fantástico: a Mãe mergulhão submergir, para logo em seguida voltar trazendo dentro de seu bico, algum tipo de alimento (que não pudemos ver do que se trata), para logo depois deposita-lo no bico do filhote.


O filhote de Mergulhão caçador, ainda com a plumagem juvenil.

O filhote emite um pequeno som, como um sibilo, parece que esta dizendo para a mãe que esta com fome.


Logo em seguida a mãe mergulha e desaparece da vista. O filhote continua a emitir o "sibilo", como se estivesse informando a ela a sua localização.
Instantes depois a mãe reaparece e deposita o alimento dentro do bico de seu filhote.
O dia já estava ganho, mas faltava ainda o meu velho e querido Gavião-Caramujeiro.
E não demorou muito para que ele desse um verdadeiro show para as nossas lentes.

Gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis)
Em um voo inaugural, como se estivesse querendo reconhecer o terreno, ele passou a poucos metros do abrigo, tão perto que a teleobjetiva não conseguia focar.
Depois disto foram voos sucessivos, seguidos de mergulhos memoráveis e (claro) fotos incríveis.
Outras espécies de comportamento arisco, também deram as caras, chegando a distâncias muito pequenas.

Frango-d´agua - comum

Pato-do-Mato fêmea

Carão

Gavião-Caramujeiro

Capivara

Maria-Faceira

Uma Lontra chegou bem próximo de nós, mas não saiu fora da água em nenhum momento.
Saracura três-potes
Ainda tenho muito para aprender e explorar , sobre a experiência de se fotografar através de um Hide, mas até este momento achei o resultado fantástico.
Acredito ter conseguido realizar imagens muito boas, dentro do esperado pelas limitações de meu equipamento e por isto mesmo é que recomendo a todos que façam também as suas tentativas.

Deixo agora com vocês uma pequena galeria de imagens conseguidas nestas duas ocasiões aqui relatadas.
P.S. TODAS as imagens aqui publicadas foram feitas através do Hide.









2 comentários: