segunda-feira, 5 de agosto de 2013

AS PIRÂMIDES DO EGITO

As Pirâmides de Gizé

Acredito que o Egito seja o local na face da Terra onde se encontrem mais Pirâmides, algumas fontes sugerem números que oscilam entre 130 a 150 destas, já descobertas, pois acredita-se que existam muitas outras ainda enterradas.
O que pudemos ver em nossa viagem é que muitas delas são na verdade construções que pretendiam imitar estes monumentos verdadeiros, na verdade varias não passavam de amontoados de pedras construídos por algum grande dignatário do passado, com a função de servirem como tumba ou ainda como símbolo de poder, procurando com a imitação na forma acrescentar importância àquela personalidade.

A Pirâmide de Miquerinos

É impressionante o quanto vemos destas construções neste local, não apenas no planalto de Gizé, mas em varias regiões do país.
Mas existem aquelas que são o motivo de nossa atenção.Verdadeiros monumentos do passado mas que parecem ter sido construídas para o futuro, para um tempo em que os homens aprendessem (ou re-aprendessem) a interpretar toda a imensidão dos Conhecimentos ali contidos.
Pirâmides como a de degraus em Saqqara, a Vermelha de Dahshur e as mais conhecidas, Queops, Quéfren e Miquerinos intrigam a séculos pesquisadores do mundo todo,afinal quem poderia em épocas tão remotas ter construído tais monumentos, com tanta perfeição e com tanto conhecimento contido.
Em suas medidas e proporções encontram-se dados matemáticos, astronômicos e históricos de tal precisão que assustam -  e muitos deles só foram "descobertos" séculos depois de suas construções.
Quem as teria construído? Qual a sua finalidade? Perguntas que cada um quer ver respondidas e que nos motivam a uma busca pelo Verdadeiro Conhecimento.

A Pirâmide de Quéfren

Começamos a nossa viagem pelas pirâmides de Gizé e na ocasião pudemos visitar por dentro as de Queops e Miquerinos -Quéfren estava fechada - e apenas na grande pirâmide de Queops e que pude entrar com a câmera fotográfica.E este foi um ponto desagradável na viagem.
Diferente de outras ocasiões - segundo relataram alguns Amigos que já conheciam o local - os soldados e os "donos" das pirâmides estavam muito intransigentes, as vezes até agressivos e intimidadores ( fiquei algumas vezes com um fuzil na cara...), talvez um reflexo do descontentamento que reinava no local e que deu lugar a revolução popular, e por conta disto não permitiam fotografar em nenhum lugar, quer dizer...sem pagar um "purfa"!
Mas na pirâmide de Quéfren não teve conversa mesmo, nosso guia esbravejou, gesticulou e deve ter lembrado o dono do local das virtudes de sua mãe, mas não me deixaram entrar com a câmera (na verdade ninguém pode...) e só me restou deixa-la em um depósito suspeito que mais parecia uma barraca de pastel de feira-livre, resultado... não consegui ficar sossegado lá dentro.Se bem que não teria adiantado muito pois estava muito escuro lá dentro e o acesso era precário, não posso dizer que gostei desta parte da viagem.

Um pouco do tamanho de Quéfren - vejam as pessoas ao lado

Já na pirâmide de Queops a coisa é bem diferente! Existe um melhor acesso ao seu interior e parece ser melhor administrada, afinal o fluxo de visitantes ali parece ser muito maior.
Mas é ali também que mais me intriguei, pois os contrastes são monumentais!
A entrada hoje é feita por uma passagem aberta a mando de um Sultão e foi feita na base da dinamite.A entrada original era no 17º degrau e continua fechada até os dias de hoje.
Entra-se por esta abertura e logo depois encontra-se um túnel estreito que segue até as câmaras internas e no sentido contrário até o fosso.
Em alguns trechos é necessário rastejar para passar pelos túneis e aberturas e logo em seguida abrem-se galerias gigantescas, com uma perfeição impressionante na construção, no alinhamento e no polimento das pedras - aliás com a tecnologia moderna seria impraticável polir estas pedras com tamanho rigor.


A corredor que dá acesso a câmara do Rei, na pirâmide de Queops

Impossível citar todos os detalhes e pormenores desta colossal construção, pois em cada detalhe do caminho, em cada fresta ou desnível encontra-se algo surpreendente.

A Pirâmide de Queops
Mas por fora também encontram-se mistérios que intrigam até o mais cético dos observadores! Em uma escavação ao lado da pirâmide encontraram um barco, desmontado e com todas as peças intactas. Parecia um destes modelos em escala, de plastimodelismo...mas a escala era astronômica!
O barco foi todo montado e no local em que foi encontrado construíram um museu e o batizaram de Barca  Solar.
Bom...se você não tinha referência do tamanho da Piramide, isto acaba quando se vê o Museu ao seu lado e depois quando vemos o tamanho do barco!

O museu ao lado da face da Pirâmide de Queops
Todas as peças estavam em caixas dentro de compartimentos de pedras e até as cordas  estavam intactas.
É realmente um espetáculo ver isto! As proporções são gigantescas, afinal nenhum homem normal conseguiria manusear aqueles remos e porque um barco se ali não tem água ( O Nilo esta a quilômetros do local)...curioso mesmo!



A Barca Solar e suas espantosas dimensões
Existe ainda dentro do complexo de Gize uma outra atração, não menos famosa e tão controversa quanto as pirâmides.E eu estou falando da Esfinge!
Citada em lendas e histórias por todo o mundo parece realmente mexer com aqueles que ousam decifra-la!

Decifra-me ou devoro-te - A Esfinge em Gizé.
Os guias acabam se concentrando em suposições sobre o que aconteceu ao seu nariz, quem a desenterrou e coisas do gênero, mas nós procuramos também decifra-la...afinal uma colosso com corpo de Leão e cabeça de Homem, posicionado em um local estratégico neste Vale de  mistérios e Sabedoria deve ter uma função maior do que simples adorno para faraós.

A Esfinge com obras de restauração
Interessante que quando acabavam de arrumar um lado e partiam para o outro, o que haviam feito se desfazia...mistério!!!

Novamente são perguntas para as quais cada um deverá encontrar as suas próprias respostas, mas se procurar com atenção verá novas informações que com certeza trarão novas perguntas.
Veja um exemplo...ao redor da Esfinge existem as ruínas de uma construção, algum tipo de instalação que dava acesso a mesma.Hoje existem apenas alguns fragmentos de muros e fossos não muito profundos.
Foto feita nas ruínas a frente da Esfinge

As ruínas posicionadas a frente da Esfinge

Em uma destas paredes encontramos algo inusitado...pelo menos por estarmos em pleno deserto!
Haviam conchas e formações de cracas nestas paredes, as mesmas que encontramos em rochas na beira do mar, em locais de arrebentação...como assim???

Seria erosão?

Ok...mas o que esta concha esta fazendo aí? Usaram areia do mar na construção.
Só que isto é um bloco de pedra e não um tipo de massa.

Diversos pontos desta construção possuem esta característica.
Mas se você não quer mais saber de perguntas sem respostas não precisa se irritar, aprecie a paisagem e sonhe com aquilo que lhe trará Paz.




Ainda neste setor do complexo encontram-se outras curiosidades interessantes.
Em uma câmara  vemos pedras enormes que parecem ter sido dobradas...é isto mesmo que você leu...dobradas.Em alguns cantos da parede as pedras fazem curvas.E tem ainda a junção das mesmas...é quase invisível.Que construtores fantásticos fizeram isto?

Reparem na dimensão das paredes

A junção é quase invisivel

Pedras em curva nos cantos...parece que cortavam manteiga!

Outra questão que causa muita confusão quando se chega ao local são as distâncias, afinal sempre que vemos uma imagem das pirâmides elas parecem estar pertinho uma da outra e a de Quéfren (aquela que ainda conserva parte do revestimento no topo) é sempre confundida com a grande Pirâmide de Queops, que nas fotos aparece menor.
Um engano simples mas costumeiro.
Na verdade as distâncias entre elas são consideráveis, sendo que para circular entre elas tínhamos que ir de ônibus.

Uma panorâmica do complexo de Gizé.

E dependendo do angulo da foto a pirâmide de Quefrén fica mais próxima e acaba dando a ilusão de ser maior.
Para conseguirmos uma foto das três pirâmides juntas tivemos que subir no ônibus e andar alguns quilômetros para encontrar um ponto estratégico e fazer a famosa foto em frente (????) as mesmas.
E por ser um ponto estratégico adivinhem o que havia lá? Muitos vendedores! Na verdade era quase um mercado árabe, tinha até passeio de camelos.
Uma curiosidade que sempre nos falaram...os vendedores oferecem o passeio de camelo e te falam o preço (em dólares), mas lembre-se de combinar que aquele valor é para ir e depois para descer do camelo...sim pois depois eles pedem outro valor para fazer o animal se abaixar, para que você possa descer ou então arrisque pular de mais de 2 metros de altura...coisas do Egito!

É por causa desta foto feita neste local que muita gente acha a Pirâmide de Quefrén maior que a de Queops.
Mas ainda assim vejam a distancia que estamos delas.

Como já disse anteriormente isto que publiquei aqui é apenas uma pequena parte daquilo que vivenciei nesta viagem.
Uma viagem que marcou uma Vida,e que foi também o resultado de ter acreditado em um Sonho! Prova incontestável de que nossos sonhos nos alimentam, nos fazem Crescer e que sempre devemos segui-los.
Bons Sonhos!

Um comentário:

  1. Olá Pompeo!
    Este é também um dos lugares que povoam nossos sonhos!
    Deve ser de uma beleza, mas mais que tudo, de uma força e energia indescritíveis, que por mais que as fotos sejam lindas como as suas, a sensação que devemos ter aqui sejam incomparáveis!
    Parabéns pela bela postagem e principalmente pela mensagem final. E é isso, são nossos sonhos que nos movem!
    Um grande abraço!
    Marcia

    ResponderExcluir