domingo, 22 de maio de 2011

Cannoli - Uma delicia da Itália

Sabe quando você pensa em um local e logo associa o mesmo com alguma comida? Tipo...um Hot-dog com Nova York, ou um croissant com Paris, ou mesmo um Acarajé com a Bahia.
Pois é, para mim sempre que pensava na Itália lembrava de um Cannoli!
Para quem não sabe de que se trata, consiste em um doce feito com uma massa frita, enrolada em um canudo (cannolo em italiano) , daí o nome Cannoli, com um recheio a base de Ricota, chocolate e açucar.

Bom...quando estive na Itália procurei logo uma Confeitaria, avído por provar esta delicia em sua terra natal,e depois de desembolsar 13 Euros por dois Cannolis e uma xícara de chocolate-quente, tive uma grande surpresa...

"Que coisa ruim!" e quando digo ruim, é ruim mesmo.Parecia aqueles doces industrializados que compramos em qualquer mercearia de bairro, aqui no Brasil, daqueles que vem com umas bolinhas estranhas em cima e que fazem a alegria de qualquer dentista (já viu o preço de uma restauração?).

Bom, a saída foi pesquisar pela receita e faze-lo aqui em casa mesmo.
Para isso contei com a ajuda de minha Personal-Patissieri, minha esposa Mônica, e testamos esta receita que divido com voces agora.

Alguns Cannolis com um "sob o Sol da Toscana"

Ingredientes:
Cannoli
200gr farinha de trigo
03 colh chá Açucar
03 colh chá manteiga
Vinho Branco - o qto. baste
01 clara de ovo

Recheio
450 gr de ricota
150 gr de açucar de confeiteiro
1/2 colh chá de baunilha
1/2 colh chá canela (opcional)
20 gr de chocolate meio-amargo, finamente picado
Raspas de limão siciliano

Amasse a farinha, com o açúcar e a manteiga em pedacinhos, junto com o vinho até obter uma massa de consistência média.Trabalhe a massa até ficar lisa e deixe descansar por 01 hora no mínimo.
Para o recheio, bata a ricota e o açúcar até ficar macia e junte os demais ingredientes, sem bater mais.

Abra a massa em uma espessura fina e corte em quadrados de 10cm cada lado.Enrole cada um em canudos de metal (comprados em lojas de artigos para cozinha) ou então gomos de bambú, levemente untados com óleo.Para fechar passe um pouco da clara de ovo na borda e pressione para que não se abram na fritura.

Frite em imersão. Após esfriar retire os canudos e recheie, derrame fios de Mel aquecido e decore com o açucar de confeiteiro, passado em uma peneira e as raspas de limão.

Aproveitem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário