domingo, 29 de maio de 2011

BIRDWATCHING EM SÃO PEDRO

O município de São Pedro, no estado de São Paulo é muito conhecido e procurado por praticantes de diversos esportes radicais, destaque para  o Vôo Livre, que empresta ao céu do local um colorido fascinante, fruto das dezenas de Asas-Delta e Parapentes que sobrevoam o local.


Na verdade o local procurado fica no Alto da Serra e o acesso é muito fácil, basta chegar ao centro da cidade de S. Pedro e seguir as placas indicativas ou informar-se com os moradores, aproveitando para conhecer a Feira de Artesanato que funciona ao lado da Igreja Matriz.
Chegando ao Alto da Serra ( no caminho dê uma parada no Mirante do Cristo e tenha uma visão privilegiada de toda a região), você encontra uma bifurcação. 


 Seguindo a direita depois de algumas centenas de metros, você encontra a entrada para o local de decolagem da turma do Vôo Livre.



Na trilha que leva ao local encontramos algumas espécies de aves que conseguimos fotografar.







Se ao invés disto, você pegar a esquerda na bifurcação, começa a rodovia João Dorigon e logo no inicio tem uma excelente opção de restaurante.
Trata-se do Restaurante Santo Antonio, um local simples que serve alguns pratos a La Carte, Comercial, Prato Feito (PF) , além de porções generosas.




A cozinha é comandada pela proprietária  D. Sueli e na ocasião provamos um Macarrão com Shimenji ao Molho Branco,feito com massa caseira preparada no local, além de um Comercial, que serviu tranquilamente duas pessoas.
Destaque especial para a porção de Torresmo, que veio quentinha e crocante...com um limão espremido na hora!

Esta rodovia é uma pequena estrada de mão dupla que vai serpenteando por entre plantações de cana-de-açucar, café e pequenos sítios, onde os proprietários vendem queijos e doces, além de diversas cachoeiras que ficam em propriedades particulares. Algumas delas montaram pequenas estruturas para recepção de turistas, que vão de lanchonetes e restaurantes até camping, com piscina e playground.Todas cobram ingresso para conhecer as cachoeiras.




Seguindo junto a estrada encontramos diversos riachos e charcos, onde avistamos a maioria das aves fotografadas e embora não dispúnhamos de Play-back e nem de guia especializado, encontramos umas 20 espécies diferentes.






Outro destaque na região foi a Vila Del Capo, um local muito bonito onde funciona um antiquário, restaurante e orquidário.É cobrado um ingresso de R$ 4,00 por pessoa para se conhecer o local, mas se você almoçar no restaurante fica isento do ingresso.





Avistamos ainda diversas aves que não conseguimos fotografar, como gaviões, tucanos e pequenos pássaros que se encontravam em locais de difícil acesso,tudo isto apenas margeando a estrada e nas poucas horas que ficamos por lá, mas acredito que a região tenha grande potencial para o Birdwatching.







 
Em breve pretendo voltar com mais tempo, melhor equipado e quem sabe com alguém mais experiente, para explorar melhor as possibilidades do local. Por hora, fiquem com um pouco das fotos que fizemos nesta ocasião.












Um comentário: