domingo, 3 de agosto de 2014

CISNE AO CREME - RECEITA SEM LACTOSE

UMA DOCE RECORDAÇÃO DA INFÂNCIA

Sabe quando você tem uma lembrança de sua infância, daquelas que são tão fortes que parecem estar acontecendo neste mesmo instante? E quando estas lembranças são associadas a alguma comida e você pode até sentir o sabor?
Pois eu tenho esta lembrança de um doce, que era feito em uma Padaria, perto da casa de meus pais!
Eram os Cisnes ao Creme, mas eu chamava de "patinhos de sonho".
A tal padaria fechou ainda na minha infância e depois reabriu com novos donos e nunca mais encontrei os tais patinhos. Somente depois de mais de 30 anos fui encontrar em uma revista de culinária, a receita dos tais Cisnes ao Creme.

Os saudosos Cisnes ao Creme.
Mas havia agora um problema...Minha esposa desenvolveu uma intolerância a Lactose e na receita original era usada manteiga na massa e creme de leite no recheio.
O jeito foi procurar novas soluções e encontramos!
Segue a receita que usamos para fazer esta delícia de minha infância:

Massa

01 xícara de água
1/2 xícara de manteiga (100 gr) - Existe hoje uma manteiga sem lactose vendida em lojas de prod. naturais
01 pitada de sal
01 xícara de farinha de Trigo
03 ovos

Creme

01 vidro de leite de coco (200 ml)
01 caixa de água de coco (200 ml)
06 colheres de açúcar Demerara ou 04 de adoçante para forno e fogão
02 colheres de amido de milho
Raspas de casca de limão siciliano

Ferva a água juntamente com a manteiga e o sal, acrescente a manteiga de uma vez e mexa até soltar da panela. Deixe esfriar totalmente e acrescente os ovos, um de cada vez, mexendo bem com uma colher de pau, até incorporar tudo.
Coloque em um saco de confeiteiro e forme carolinas em uma forma, forrada com papel manteiga.
Para cada carolina que fizer, faça um "número 2" com a massa, este será o pescoço do cisne.


Asse em forno pré-aquecido a 200º por cerca de 35 min. ou até ficar coradinho.
Em uma panela junte todos os ingredientes do creme e leve ao fogo até começar a ferver, abaixe o fogo e deixe engrossar. Após retirar do fogo acrescente as raspas de limão.
Corte a parte de cima das carolinas, recheie com o creme, coloque o pescoço do cisne no creme e corte a tampa retirada ao meio com uma tesoura, formando as asas dos cisnes.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro e bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário