quinta-feira, 6 de março de 2014

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE - UMA FAMÍLIA DE PAULISTAS EM TERRAS POTIGUARES


Nossa ideia de conhecer Natal, no Rio Grande do Norte, surgiu a uns 10 anos atrás. Na ocasião, recebemos uma revista de viagens e havia na mesma uma matéria bem extensa, falando sobre as atrações deste local.
Ficamos muito impressionados com o conteúdo desta, com as belíssimas fotos e com as opções de lazer e gastronomia apresentadas.
Daí em diante, começamos a alimentar este sonho e a fazer planos, que acabaram por se concretizar neste início de 2014.
O que pudemos aprender desta experiência é que...Não se deve acreditar um tudo o que estas revistas publicam, nem nas fotos e muito menos nas indicações de restaurantes e afins!
É claro que estarei descrevendo aqui a NOSSA OPINIÃO e que muitas pessoas não irão concordar com isto, mas como a proposta deste blog é a de Compartilhar as nossas experiências e impressões, me manterei Fiel a isto e escreverei aquilo que pudemos constatar.

OS PREPARATIVOS PARA A VIAGEM

Começamos a nos preparar com 6 meses de antecedência, com a compra das passagens aéreas (TAM) e com a escolha e reserva do Hotel. Para isto usamos o site Booking.
Optamos dentre todas as opções disponíveis, por um Hotel Flat, que possuía uma cozinha anexa em um dos quartos, desta forma poderíamos preparar refeições leves, economizando assim muitos R$ nesta viagem. O outro quarto seria destinado a nossos dois filhos e portanto seria um quarto simples.
Na ante-véspera da viagem fiz o check-in com a TAM e enviei um e-mail de confirmação ao hotel, perguntando se estava tudo ok com minha reserva, e recebi a resposta positiva.
Já começamos a nos decepcionar durante os vôos da TAM (fizemos uma escala no Rio de Janeiro), pois os aviões pareciam ser bem antigos, não dispunham de TV nos assentos, apenas aquelas sobre os mesmos. A programação era institucional e estava desatualizada, faltava ainda aquele "suntuoso" lanche que segundo o capitão, era uma "cortesia " que seria servida... Mas a R$ 400,00 por cabeça, não dava para servir algo melhor que um pacotinho de biscoito (seco e extremamente salgado)?
Nas minhas últimas viagens tenho voado com a Azul, e tenho que admitir que estão muito melhores que a TAM, seja na questão das aeronaves ou na questão do atendimento e alimentação.
Faltava ainda a "surpresa" em nosso hotel!
Havíamos escolhido o King´s Flat Hotel, em Ponta Negra, e ao chegarmos no mesmo, fomos informados que um de nossos quartos estava com problemas (não nos informaram qual) e que desta forma estaríamos sendo transferidos para outro hotel, próximo dali. Segundo o atendente, o nível deste novo hotel seria superior ao deles e pelo mesmo valor acertado anteriormente.


Fomos transferidos para o Visual Praia Hotel, onde fomos muito bem atendidos e pelo que pudemos ver, tratava-se de um hotel superior ao primeiro, mas só havia um problema...Não era Flat!
Resultado disto: nosso planejamento e orçamento foram para o espaço!
Acredito que isto seja mais comum do que pensávamos, pois pesquisei na web sobre isto e achei muitas críticas e reclamações como estas... Que pena! O turismo para os brasileiros é realmente predatório.

ALUGAR UM VEÍCULO - UMA BOA OPÇÃO?

Devido a nossa natureza de exploradores, não suportamos a ideia de Pacotes Turísticos, como os que são oferecidos pelas grande operadoras (CVC e similares), portanto sempre optamos por alugar um carro e ficar livre para organizar o nosso roteiro.
Através de pesquisa chegamos a Foco Aluguel de Carros, com loja a 500 metros do aeroporto. Enviamos todas as informações pedidas, inclusive o numero de nosso voo, pois nos esperariam no desembarque com o veículo alugado.
Pelo fato de estarmos em 04 adultos e muitas malas, optei por um veículo sedam (Classic ou similar).
Surpresa!!!! Desembarcamos em Natal e............ Nada! Ninguém nos esperando.
Liguei na locadora (interurbano, pois não tinham 0800) e a atendente dizia que a pessoa deveria estar lá sim. Após ter explicado para ela de forma educada que não havia mais ninguém ali (além de nós), ela disse que iria verificar e retornava a ligação. Algum tempo de espera e ela retorna, dizendo que deveríamos sair do aeroporto e procurar pela pessoa, ao lado de um quiosque do Bob´s. Fomos até o local e encontramos com o rapaz, que acabava de chegar, só que estava com um Celta e não com um sedam.
Resultado: Tive que ir com ele até a locadora e deixar a família com as malas no aeroporto, esperando que ele retornasse para buscá-los!
Neste meio tempo, fiquei na loja para preencher a papelada da locação, e aqui começou o processo de aclimatação de um paulista em terras nordestinas.
A atendente lutava para digitar corretamente as informações no sistema e paralelamente tentava falar com sua mãe pelo celular. Transcrevo aqui parte do dialogo:

ATENDENTE - " Qual o seu município?"
EU - "Americana...."
ATENDENTE - "Mainnn, se tá me ouvindo?"
EU - "Desculpe, não entendi o que você disse"
ATENDENTE - " Mericana? é isso mesmo?"
EU - "Não, é A-ME-RI-CA-NA!!!!!!"
ATENDENTE - "Mainnnnn, fala comigo, diga algo criatura"
EU - "Desculpe novamente, é comigo que você está falando?"
ATENDENTE - " Espera um pouco moço... Mainnn, estou atendendo, mais tarde te ligo, pode ser?"
MAINNNN - " ##&**%@@@@$${{+*(&¨%%$# "
ATENDENTE - Mainnn, não fica brava comigo não. Eu já te ligo"

Nestes 15 minutos que duraram o diálogo com Mainnn, minha família chegou e ficamos aguardando outra funcionária, que havia ido buscar nosso veículo em um deposito. Enquanto aguardávamos, comecei a conferir os documentos do veículo e vi um Classic estacionado na frente da loja (já estava ali quando chegamos) e que sua placa era a mesma do documento que me entregaram. Perguntei sobre isto a atendente e ela disse (depois de quase 5 min. de analise) que achava ser aquele mesmo. Vistoria feita, fiz com que marcassem todos os possíveis detalhes apresentados no veículo e quando vamos sair descubro que o tanque não estava cheio (a loja fica em um posto de combustível). Voltei a loja e relatei isto, mas ao invés de encherem o tanque, marcaram o nível do mostrador e pediram que devolvesse o mesmo nesta marca.... Dahhhhhhhhhhhhhhh, como farei isto? Vou ficar andando com o carro até ele chegar naquela marca? Achei prudente não discutir e fomos embora para o hotel.
Mais tarde falaremos novamente sobre isto.

A PRAIA DE PONTA NEGRA - MORRO DO CARECA

Este local talvez seja o ponto mais famoso de Natal e onde se concentram a maioria dos hotéis, pousadas e opções de restaurantes, mas não é uma praia bonita, muito menos convidativa para um banho de mar.
Trata-se de uma praia com estreita faixa de areia (aumenta um pouco na maré baixa) que termina em um colar de pedras, uns 3 metros abaixo do nível da rua, onde existia um calçadão - o mesmo foi destruído por uma ressaca violenta do mar - que encontra-se em obras desde meados de 2013.

Os primeiros passos em praias potiguares - Ponta Negra - Natal/RN
O Morro do Careca é fechado ao público, tanto a pé quanto de carro. A explicação que nos deram é que o mesmo encontra-se a poucos metros de uma área militar, e devido a problemas no passado, o acesso foi proibido.

A praia de Ponta Negra e o Morro do Careca ao fundo.

Nesta avenida que segue pela orla da praia encontram-se variadas opções de gastronomia, indo de frutos do mar a churrasco, passando também por self-service e pratos comerciais (PF mesmo).
Os preços não são nada convidativos e embora a maioria dos locais anunciem pratos para duas pessoas, no nosso caso não foram suficientes.
Algumas opções que achamos interessantes foram:

- Tranquilo Bar e Restaurante / Self Service (R$ 17,90)-Os sucos são naturais e bem generosos.
          Av. Erivan França,94 - Ponta Negra
- Only Pizza - Self Service (almoço) e Pizzas (jantar)- Muitas opções saborosas nos dois formatos -
          Av. Eng. Roberto Freire,5896 - Ponta Negra - www.onlypizza.com.br
- Bangalô Paulista - A la carte - Experimente o Espaguete com Camarão a Parmigiana -
          Av. Erivan França, em Ponta Negra
- Con Xin China - Comida chinesa (jantar) e Self Service variado no almoço - O nosso preferido! Pratos generosos a la carte para até 04 pessoas e self service com muitas opções, por preço camarada.
         Av. Eng. Roberto Freire, bem no início da mesma. http://www.conxinchina.com

Da janela de nosso apartamento tínhamos uma visão privilegiada da praia e tenho que admitir ter sido um privilégio poder dormir e acordar com a melodia interminável das ondas que chegavam a areia.


O Sol nascia bem cedo, logo após as 5:00 da manhã e dezenas de surfistas já estavam no local.
Nos demais dias nos limitamos a pequenas caminhadas na areia e visitas aos restaurantes da orla.
Com relação ao hotel, gostamos muito do local. O atendimento prestado por todos os funcionários foi digno de nota. Um farto café da manhã nos aguardava todos os dias (embora eles tiveram problemas no reabastecimento de pães de queijo, mas a culpa não foi deles... Não conheciam a Walkiria). Além disso, preparavam deliciosas Tapiocas e Omeletes recheados, tudo na hora! O serviço de quarto funcionava 24 horas e o Arthur fez questão de testá-lo, pedindo Ovos antes de dormir... Jesus amado, ninguém merece!

Vista do Visual Praia Hotel, a partir da praia.
A arrumação dos quartos era diária e nos pequenos problemas que tivemos com manutenção, fomos atendidos prontamente.
O hotel contava ainda com um complexo de 03 piscinas - uma com Bar molhado - e Wi-Fi em toda a área do mesmo.


Bloco pré-carnavalesco que acompanhamos pela varanda de nosso apartamento.
No próximo post falarei sobre algumas das principais atrações do local. Até breve!

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