sexta-feira, 2 de agosto de 2013

EGITO - UM DEPÓSITO DE CONHECIMENTO

Estive no Egito em meados de Janeiro de 2011, na verdade saí de lá poucos dias antes do levante popular que se transformou em uma revolução, política e religiosa, mudando radicalmente o cenário interno deste país, afetando inclusive o turismo internacional, afinal este era um dos destinos mais procurados por pessoas de todas as partes do mundo.

O pôr do Sol no Aeroporto do Cairo - Egito

Talvez até seja por isto que nunca escrevi nada sobre esta viagem, pois em decorrência das manifestações e das mudanças no governo, o local se tornou muito perigoso para turistas ( vez ou outra surgem noticias sobre violência contra estrangeiros), boatos de que extremistas religiosos pretendem devastar com os monumentos também geram um misto de tristeza e indignação. E agora, provavelmente movido por estes sentimentos é que acho oportuno Compartilhar com todos um pouco - e realmente é muito pouco - desta experiência sem comparação.
Digo isto porque não se pode mensurar o conteúdo de informações,experiências, vivências e conhecimentos obtidos em uma viagem como esta!
É claro que isto só se aplica para aqueles que já aprimoraram um Sentir mais profundo, além das aparências e da superficialidade dos grosseiros 5 sentidos.

A grande Pirâmide de Queops

E isto é fácil de se analisar...basta chegar a Planície de Gize e adentrar ao complexo das Pirâmides.Logo de cara você ficará de frente com a Grande Piramide de Queops e neste instante seu cérebro entra em "tilt"!
Afinal por mais que você tenha lido sobre as suas dimensões, sobre a quantidade de pedras que a compõem, sobre a "impossibilidade" de sua construção (mesmo nos dias de hoje), nada te prepara para estar diante de tudo aquilo! Nem o maior Arranha-Céu construído pela engenharia moderna te faz se sentir tão pequeno e limitado. Milhares de anos de Conhecimento se apresentam ali, inscritos em suas linhas e formas, envoltos por seu Silêncio repleto de Sabedoria.
Bom...isto foi o que eu senti! Na minha frente entrou um grupo de turistas japoneses, tiraram 2.365.879 fotos e saíram correndo em direção a outra "atração", dezenas de vendedores ambulantes cercavam cada turista que chegava, ávidos por venderem seus produtos ( na verdade este era o meio de sobrevivência de milhares de pessoas), intimidados por soldados armados com fuzis e baionetas,patrocinados pelos "donos" das atrações -  algum tipo de funcionário público responsável pela administração do local, mas que em troca de uma quantia generosa em dólares esquece de todas as proibições e regras do local.
Imagino que nenhum deles tenha ao menos pensado em nada daquilo que citei.


A primeira visão da grande Pirâmide.

Mas já que comecei falando sobre a Pirâmide de Queops, vamos continuar por esta rota.
A primeira parte de nossa viagem começou no Cairo, uma cidade que em alguns trechos lembra São Paulo ou outra metrópole do terceiro mundo, mas em outros pontos parece uma daquelas cidades perdidas no mapa e que pararam no tempo.Luxo e miséria convivem ao mesmo tempo e no mesmo espaço.O transito é para nós (para eles é super normal) a coisa mais maluca que poderíamos conceber.Não existem semáforos, ninguém respeita as faixas - em uma avenida de duas faixas andam pelo menos quatro filas de veículos,divididos entre Ladas russos de dezenas de anos, carros não identificáveis, centenas de Vans fazendo a vez do transporte público, Mercedes-Benz zero quilômetros e muitas Carroças puxadas por cavalos magricelas - e tudo isto junto, ao som de centenas de buzinas, pois não existem também sinais de transito, ganha quem buzinar mais alto.Sinceramente...esta experiência eu não recomendo!
Ficamos hospedados no Hotel Mena House, um antigo palácio que foi transformado em hotel e que ainda guarda muitas relíquias desta passado nobre.Este fica localizado a poucas centenas de metros da entrada do complexo das Piramides, sendo que de alguns dos seus quartos pode-se ver a Piramide pela sacada.

A recepção do hotel.

Jantar no restaurante do hotel.

A vista de um local privilegiado.

O Hall de entrada para o hotel

Os quartos são modernos e bem espaçosos com um banheiro bem grande, mas com aquela famosa cortininha no lugar do box...
Visão geral de nosso quarto.



PROXIMO POST: AS PIRÂMIDES DO EGITO...

Um comentário:

  1. Sivonei, ainda não tive a oportunidade de ir ao Egito fisicamente, mas vendo estas fotos e lendo sua narrativa confesso que me peguei fazendo a viagem em meus pensamentos...
    Parabéns, está tudo muito lindo!!!

    Luciana Garcia

    ResponderExcluir