domingo, 10 de julho de 2011

Vale a pena investir em uma lente "clara"?

Se voce me perguntasse isto a alguns meses eu certamente diria que não. Pensar em pagar 3 ou 4 vezes a mais por uma lente que proporcionaria 1 ou 2 pontos de diafragma era uma idéia inconcebivel para mim.
Mas as coisas acabam tomando um rumo muitas vezes inesperado...e depois de ter me interessado por fotografia de Natureza e pelo Birdwatching, comecei a sentir dificuldades em fotografar dentro da mata, com pouca luz e precisando de velocidades cada vez maiores e ainda assim conseguir resultados razoaveis, dispondo de um diafragma f:6,5.
Comecei a procurar por opções que estivessem dentro de minhas possibilidades e encontrei a lente Sigma 120/300mm - F:2,8 para Canon.
A principio pensava em utiliza-la apenas nas condições já citadas e resolvi também adquirir um Tele-Converter 2X, que a converteria em uma lente de 600mm-F: 5,6.
Devido aos problemas no Japão, o meu Tele-Converter acabou demorando muito para chegar e neste interim acabei  fechando um trabalho de Moda, para uma confecção de roupas femininas. As fotos seriam realizadas em Itú,dentro de um Spa muito bonito e achei a ocasião muito interessante para fazer alguns testes com a minha nova lente.
Montei o equipamento mas antes de conseguir testa-la, uma das modelos chegou e instintivamente fiz as fotos com a tele-objetiva.Quando fui verificar o resultado fiquei realmente surpreso, as fotos esbanjavam luminosidade, contraste, cores realmente vivas e um desfoque fantástico no fundo da imagem.
Neste instante a nova lente passou a ser a oficial para estes trabalhos.
E novas surpresas ainda viriam pois as fotos acabaram se estendendo por varias horas e a luz ambiente começou a diminuir rapidamente. Como o local era extremamente grande e estavamos muito longe dos veículos, voltar para buscarmos os flashes demoraria demais e teriamos que terminar as fotos noite a dentro.
Aumentei a ISO da camera para 1000 e trabalhei com prioridade de Abertura em F:2,8 conseguindo boas velocidades e fotos com luz natural,sem comprometer a qualidade do trabalho.
Depois disto já fiz outros trabalhos do genero e o resultado sempre surpreende.Com a chegada do teleconverter fiz também algumas fotos de Natureza e mesmo com um diafragma maximo de F:5,6 consegui fotos com as mesmas caracteristicas das anteriores, acredito eu que pela construção da lente, composta por melhores elementos opticos.
Lembro-me de ter lido um artigo a algum tempo que questionava se seria mais importante adquirir o melhor corpo de Camera disponivel no mercado ou uma camera inferior e uma lente "clara" (assim chamadas pela caracteristica de serem mais luminosas).Bem o artigo não dava este veredito mas eu posso depois de minha experiencia pessoal opinar que, em situações mais criticas, milhões de pixels a mais, junto aos mais avançados recursos tecnologicos não farão tanta diferença quando acompanhados de uma lente inferior.
Portanto minha opnião é de que avalie as suas necessidades e as suas condições e invista sem medo em uma destas lentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário