terça-feira, 26 de julho de 2011

Croque Monsieur - Viajando no Bechamel

Ainda não conheço a França pessoalmente, mas este é um dos 10.763 lugares que quero conhecer antes de morrer! Tenho até uma imagem recorrente de como será esta experiencia: Eu e minha esposa, sentados em um daqueles Bistrôs com mesas e cadeiras nas calçadas,a Torre Eifel ao fundo, alguem tocando La Vie en Rose numa daquelas sanfoninhas e nós, saboreando um café com croissant, ou um delicioso Croque Monsieur.
Enquanto não consigo materializar isto, vou me contentando com alguns pratos desta maravilhosa culinária e recentemente aprendi uma receita saborosa do já citado Croque Monsieur, que fez muuuiiitoooo sucesso!
Para quem quiser tentar, aí vai a receita, que dá para 03 lanches:

Bechamel
Prepare um bechamel (molho branco) derretendo 01 colher de manteiga, junte 02 colheres rasas de trigo,refogue rapidamente e acrescente aos poucos 400ml leite (de preferencia quente).
Misture vigorosamente com um daqueles batedores de arame, para diluir os grumos e deixe ferver até ficar com uma consistencia firme.
Tempere com sal e Nóz Moscada ralada na hora.

Em uma frigideira refogue em 02 colheres de azeite,100 gramas de cogumelo Paris e 100 gramas de Shitake, ambos fatiados fino.Deixe até os cogumelos Paris ficarem dourados. Junte ao molho bechamel e reserve.

Passe manteiga em 06 fatias de pão de forma e deixeas dourarem em uma frigideira ou chapa para lanches.

Comece a montagem dos lanches colocando uma fatia de pão, presunto, queijo gruyere em fatias, molho branco, outra fatia de pão,presunto, queijo gruyere e molho.Cubra tudo com mais queijo, só que agora ralado grosso e leve ao forno 250º por 15 minutos ou até gratinar.

Se quiser preparar a variação Croque Madame é só acrescentar um Ovo frito por cima do lanche.

E como certamente diriam na França: " Bon Appétit"

Nenhum comentário:

Postar um comentário