segunda-feira, 16 de julho de 2012

PARQUE DO ZIZO - BIRDWATCHING COM OS AMIGOS DO GRIFOO

Depois de quase um ano após a minha visita ao Parque do Zizo, em São Miguel Arcanjo/SP, pude retornar a este local belíssimo acompanhado pelos amigos do GRIFOO (Grupo de Interessados em Fotografia e Observação Ornitológica) e pelo meu Amigo e Fotógrafo Andreas W. Bossert.
Marcamos a data de 08 de julho, véspera do feriado estadual, o que facilitaria muito a nossa vida levando em conta a distancia entre Americana e o local (em torno de 2:30 hs de viagem).A previsão de tempo se manteve instável por toda a semana, oscilando entre tempo bom, nublado e chuvoso para este dia, mas ainda assim decidimos por manter a visita.
Chegamos ao local por volta de 8hs da manhã e após uma noite de chuva constante, uma garoa fina continuava a nos acompanhar, embora isto não tenha trazido grandes prejuizos ao acesso por terra até o parque.


Fotos: Nelson  Carvalho
Depois de estacionados os veículos descemos a pé até a sede do parque, onde encontramos o Chico e sua irmã acompanhados por 4 visitantes que estavam hospedados no local e que ali estavam em busca de trilhas.
Nosso grupo formado por 7 pessoas optou por não fazer a trilha, devido ao fato de que a combinação chuva + solo escorregadio + equipo. fotográfico não serem apropriados, portanto permaneceríamos na sede fotografando as aves nos comedouros e fazendo pequenas saídas quando a garoa desse trégua.



Danilo, Ubaldo e Peterson - Fotos Nelson Carvalho
Qualquer um poderia achar que isto acabou com o passeio, mas mudaria de idéia assim que batesse os olhos nos comedouros que se encontravam a menos de 3 metros de nossas lentes...
Uma variedade de especies multi-coloridas com dezenas de indivíduos faziam revezamento no local devorando avidamente bananas, que não vencíamos em repor!

Foto: Nelson Carvalho
Saíras Sete-cores, Militar, Beneditos de testa Amarela, Tiê Tingas, Guaxe, Tecelões e até um pequeno Ferro-Velho encrenqueiro passavam e repassavam pelo local, dando a oportunidade de serem fotografados em todos os ângulos possíveis.

Guaxe

Casal de Ferro-Velho

Saíra Sete cores

Tecelão

Confronto entre Guaxe e Tiê Tinga
Quando a chuva nos dava uma pequena trégua, saíamos do abrigo e perseguíamos alguma espécie que não se aproximava dos comedouros ou apenas registravamos aquilo que nos rodeava, manifestações da Natureza neste local tão exuberante.






Fotos: Nelson Carvalho
Outros visitantes do local também aproveitavam para dar alguns passeios entre uma parada e outra na chuva fina.

Pula-pula Ribeirinho aproveitando um banho, após a chuva ter dado uma parada...
Qualquer um sabe que Fotografar com chuva é muito complicado e principalmente perigoso para o equipamento, mas graças a boa infraestrutura do local e da colaboração periódica da natureza, pudemos passar um dia agradável (embora muuiitoooo frioooo) e conseguirmos dezenas de registros excelentes para todos os participantes.


Gustavo

Atrás do Surucuá de Barriga Amarela

Andreas e eu, quase apelando por derrubar o Surucuá do galho em que se escondia...

Danilo

Ubaldo

Eu mesmo - Fotos: Nelson Carvalho
Após um almoço delicioso preparado no local e compartilhado com nossos amigos trilheiros, que acabavam de voltar com Chico, permanecemos mais algum tempo fotografando nos comedouros e por volta de 15:30 hs resolvemos seguir viagem e chegou aquele momento que todos aguardavam...a subida de volta até o estacionamento onde haviamos deixado os carros!
Desta vez não foi o velho Trator que fez a viagem , como na vez anterior que estive aqui (seria sacanagem, né???) e sim a potente Veraneio super-mega-blaster adaptada pelo Chico, que venceu o terreno acidentado e escorregadio com a maior facilidade e nos levou em segurança até nossos veículos.

Eu falei que o Trator existia... - Foto: Nelson Carvalho

Em pé:Andreas, Pompeo, Gustavo, Nelson, Danilo e Chico
Abaixados: Ubaldo e Peterson
E a Veraneio salvadora da pátria!
Bom, com esta chuva acabamos não tendo a oportunidade de fazer alguma das trilhas do local e agora teremos que voltar para lá, algo que recomendo a quem quiser e tiver um minimo de espirito aventureiro.
Para maiores informações acesse o site do Parque, além da opção de Day-Use (com e sem almoço incluso) você pode também participar do Bird & Foto promovido pelo Octavio Campos Salles.Informe-se e não deixe de conhecer este local único em nosso país.

Um comentário:

  1. Olá Pompeo!
    Mais uma bela postagem, e aquela foto, parecendo um viveiro de pássaros, hein? Muito legal!
    Só visitamos este belo lugar uma vez só, e pelo contrário, estava um calor danado!!
    Concordo também que a natureza é bela em todos os seus aspectos, e nunca vou esquecer de um guia que nos falou que tudo fica mais esplendoroso após a chuva!
    Um grande abraço!
    Marcia

    ResponderExcluir