terça-feira, 20 de setembro de 2011

FOTOGRAFIA NOTURNA - FOTOGRAFANDO CORUJAS


Já havia tentado antes fotografar Corujas mas elas nunca haviam deixado.Por diversas vezes, mesmo acompanhado de guia experiente, chegamos a ouvi-las respondendo ao playback, mas aparecer para a foto mesmo...
Recentemente descobri um exemplar de Corujinha-do-Mato (Megascops choliba), em uma propriedade da familia e achei ser a oportunidade perfeita para conseguir minha primeira foto noturna desta bela ave.
Inicialmente você irá precisar de um playback com o som caracteristico da especie e isto pode ser encontrado no Wiki-Aves, alem de centenas de outras especies registradas no banco de dados do site, ou você pode gravar o som com o auxilio de um gravador digital ou com a propria câmera.
Para executar o audio usei meu celular com uma mini caixa de som da DELL acoplada ao mesmo.
Mas atenção, o Wiki-Aves tem um Codigo de Etica que recomenda critério no uso do playback, pois na verdade a ave entende como um invasor em seu territorio e aproxima-se na tentativa de encontra-lo e afugentar o mesmo.O uso prolongado deste recurso pode extressar a ave.


Mas vamos lá, monido do playback procure antes selecionar o "provavel" local para as fotos, pois nunca se sabe onde ela ira pousar, prepare o equipamento e solte o play. A partir deste instante, silêncio, atenção ao menor movimento e uma lanterna potente nas mãos.Você não estará vendo nada mas ela com certeza esta te vendo, portanto deixe-se guiar pelo som emitido por ela em resposta ao playback e uma vez localizado ilumine a área com a lanterna (preste atenção, pois os olhos a denunciarão, brilhando contra a luz).
Para a foto usei o flash 580 EX-II em modo TTL, a câmera ajustada para ISO 1250, velocidade de 1/60 e uma lente 600mm/5,6. A princípio o AF não respondeu muito bem, então trabalhei com Foco Manual na maioria das imagens, e agora você pode entender o porque da lanterna potente pois será seu unico recurso para tomar o foco.O uso de um tripé ajuda muito quando se trabalha com lentes pesadas.
No restante é torcer para a Coruja ser territorial ou curiosa o suficiente para aparecer e boas fotos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário