domingo, 7 de agosto de 2011

TANQUAN - BELEZA E NOSTALGIA

Tanquan ou Tanquã é uma pequena vila de pescadores, que pertence ao município de Piracicaba/ SP.
Para chegar ao local, saia de Piracicaba em direção a Anhembi e após rodar uns 50 Km você deve ver as placas indicando a entrada para Tanquan.Daí são 6km em estrada de terra bem conservada, até o local.
Procurei no Google Maps e no GPS,mas não consegui localizar o local em nenhum deles, portanto fui no risco e achei fácil.
Desta vez fomos apenas eu e a minha esposa Mônica e já que estavamos com as duas câmeras, ela fez as imagens de paisagens.

O local é extremamente simples com poucas casas, todas muito modestas, ocupadas em sua maioria por pescadores originarios do local.Na vila existem 03 bares que servem bebidas e porções, alem de alguns itens de alimentação e limpeza, procurados por pessoas que possuem casas as margens do rio e que chegam ao local em barcos a motor.

Vista geral da vila


Chegamos cedo ao local e a sensação de nostalgia logo aflorou, inspirada pelas pequenas casas,sem muros e portões, onde crianças muito pequenas brincavam despreocupadas e alheias aos problemas do mundo atual. Vez ou outra um pequeno barco a motor quebrava a calma do local.





Infelizmente esta paz não dura muito, pois assim que começam a chegar os turistas ao local, a calma da lugar ao movimento de carros rebocando barcos com motores barulhentos, no lugar das crianças brincando surgem jovens com todo tipo de aparato sonoro,sempre com o volume ao máximo.
Não pude deixar de pensar no homem, inconciente de seu tamanho perante a Natureza, pretencioso em achar-se o centro das atenções e não reconhecendo o espetáculo que se descortina a sua frente.
Saídos os barcos e passada a empolgação inicial dos turistas, a natureza novamente se mostra em todo seu explendor, para aqueles que sabem Ver.






Não conheço o Pantanal Matogrossense pessoalmente,mas pelas imagens que vi posso afirmar que as semelhanças são grandes.
Bandos de garças, biguás e passaros de diversas especies desfilam por toda parte. Áreas cobertas por vegetação, que você poderia jurar tratar-se de terra firme,revelam-se grandes alagadiços com cavalos pastando com as patas submersas até os joelhos.



Uma boa opção é almoçar no local, comendo uma porção de peixe em um dos bares. Escolhemos o Bar do Carlinhos, onde pudemos conhecer a proprietária, a simpática Rose, que nos contou muito sobre o dia-a-dia do local. Descobrimos que a pesca diminuiu muito nos ultimos anos e que diversos moradores se foram, em busca de melhores oportunidades de trabalho, e que suas casas são hoje utilizadas por pescadores de final de semana e turistas. Nos explicou também sobre a movimento constante de sobe e desce das águas e sobre as espécies que frequentam o local, sempre com  simplicidade e profundo respeito ao rio.

Pedimos uma porção de Tilápia (R$ 35,00 na ocasião) e posso GARANTIR que é muito para duas pessoas.


Acho que tinha quase 1Kg de peixe aqui...

Além da porção generosa (que não aguentamos comer inteira) o local tem um deck que fica sobre o rio e de onde se pode obervar a paisagem privilegiada.


Encontramos com 2 fotografos que estavam de saída para um passeio de barco,com o filho da Rose, que conhece bem o local, para explorarem a região pelo lado das aguas. Permanecemos umas 4 horas no local e eles ainda não haviam retornado, o que nos empolgou a voltar e fazer este passeio também.
Por hora fiquem com mais um pouco do que pudemos ver neste local maravilhoso e tão próximo de nós.








5 comentários:

  1. Parabens pela belas imagens deste lugar maravilhoso, faz uns 13 anos que nao vou pra lá mas conheço muito este lugar e alguns habitantes locais, estaremos indo na quinta-feira pra lá para matar a saudade e ficar um pouco mais perto da natureza e admirar o que ela tem de melhor, o que infelizmente muitos nao sabem aproveitar...

    abraço.

    ResponderExcluir
  2. eu gostaria de ir essa semanna mas nao sei onde me hospedar e nem os passeios alguem me indica algo ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando,
      Em Tanquãn não tem como se hospedar, mas o local está a poucos quilômetros de Piracicaba, onde vc deve encontrar muitas opções de hospedagem. Quanto aos passeios, vc deve contratar algum dos barqueiros que moram lá e acerte com eles o roteiro e valores.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Pretendo ir para lá nos próximos dias. Dá para aproveitar bem a manhã por lá sem pegar barco? Na região da vila dos pescadores há muitas aves para fotografar ou somente rio adentro?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maurício, se o seu objetivo for fotografar aves eu sugiro que faça o passeio de barco. Nas imediações da vila vc deve encontrar poucas espécies (garças, garibaldi, etc). Algumas pessoas tem feito o trabalho de guia ornitológico no local e talvez possam leva-lo até alguma outra ave (ouvi dizer que fotografaram o Caburé na vila), mas ainda insisto que o passeio de barco é imperdível! Obrigado e boa viagem!

      Excluir